A Polícia Federal deflagrou, nesta sexta-feira (17/10), a Operação Decrypt, com o cumprimento de dois mandados de busca e apreensão em Minas Gerais e de um mandado de busca e outro de prisão temporária em São Paulo.
A investigação tem como objetivo esclarecer a participação de um cidadão brasileiro em uma organização criminosa transnacional especializada em ataques cibernéticos do tipo ransomware — modalidade em que sistemas são invadidos, os dados são criptografados e, em seguida, é exigido o pagamento de resgate, geralmente em criptomoedas, para a liberação das informações.
Esse tipo de ataque causa graves prejuízos financeiros e operacionais às vítimas, com interrupção de serviços e perdas que podem alcançar milhões de reais.
As medidas judiciais foram autorizadas com base em indícios da prática de invasão de dispositivos informáticos, extorsão digital, organização criminosa e lavagem de dinheiro.
A Operação Decrypt é resultado de cooperação policial internacional, realizada por meio da Rede 24/7, mecanismo previsto na Convenção de Budapeste sobre Crimes Cibernéticos, que permite o intercâmbio rápido de informações entre autoridades de diferentes países.
Coordenação-Geral de Comunicação Social da Polícia Federal (imprensa@pf.gov.br)
Importante: Precisamos,
mais do que nunca, da sua ajuda para continuar no ar. Entre nessa luta com a
gente: doe via PIX (20470878568) ou PIX (tgmedra@hotmail.com)
Não
deixe de curtir nossa página www.profesortacianomedrado.com e no Facebook e também Instagram para
acompanhar mais notícias do TMNews do Vale (Blog do professor TM)
Envie
informações e sugestões para o TMNews do Vale pelo e-mail: tmnewsdovale@gmail.com
AVISO:
Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião
do TMNews do Vale (Blog do professor TM) Qualquer reclamação ou reparação é de
inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que
violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não
respeitem os critérios serão excluídos sem prévio aviso.
Postar um comentário