Reciclador de 48 anos corre de São Paulo até cidade do interior da BA; percurso tem 2 mil km e viagem durou 24 dias

José Nino saiu de São Paulo no dia 1º de agosto — Foto: Raimundo Mascarenhas - Calila Notícias
José Nino tem 48 anos e nasceu em Nova Soure — Foto: Redes sociais


O reciclador José Cassio Oliveira dos Santos, conhecido como José Nino, percorreu dois mil quilômetros da cidade de São Paulo até Nova Soure, a 149 km de Feira de Santana. O percurso foi feito correndo e, depois de 24 dias na estrada, o baiano e 48 anos finalmente chegou ao destino final neste domingo (24).

"Para treinar eu levantava 4h da manhã, corria, e umas 8h pegava a carroça para catar os materiais recicláveis na rua. Fico feliz que Deus me ajudou", contou o atleta.

José Nino nasceu em Nova Soure, mas se mudou com a família para a capital paulista ainda bebê. Acostumado a andar bastante para coletar os materiais recicláveis, o primeiro contato com a corrida surgiu há 20 anos, quando foi apresentado a um treinador de corrida Wanderlei Oliveira. A paixão pelo esporte foi "à primeira vista" e, desde então, ele não parou mais.

Os trenos diários são feitos nas ruas de São Paulo e no Centro Olímpico da cidade. Após fazer provas de meia-maratona, maratonas e conciliar os treinos com dois empregos, José Nino teve uma ideia: por que não correr de São Paulo até a Bahia?

"A ideia surgiu de uma conta que eu fiz. Juntando todos os treinos e provas que fazia no ano, calculei que eu corria 6 mil km. Pensei: 'se consigo correr isso tudo, consigo correr até a minha cidade'", relembrou.

A ideia deixou a família preocupada, mas o atleta amador não desanimou. A primeira vez que colocou o plano em prática foi durante a pandemia da Covid-19, em 2020. Ele levou 27 dias para sair de São Paulo e chegar até Nova Soure. Dessa vez, o plano era ainda mais ambicioso: chegar na Bahia em 24 dias.

Para isso, José Nino montou um esquema para se manter hidratado, seguro e o mais descansado possível:

Contratou um colega para o acompanhar de carro na estrada. Além de manter o corredor seguro, ele era responsável por entregar uma garrafa de água para José Nino a cada 5 km;

 Planejou correr entre 80 e 90 km por dia, para conseguir bater o próprio recorde e chegar antes de 27 dias na cidade;

Começava a correr às 5h40 e seguia até 12h. Após o almoço, corria até o entardecer, quando parava para descansar.

Para José Nino, chegar na cidade em que nasceu depois de vários dias de corrida foi emocionante - mesmo sem a unha de um dedão do pé.

"Fizeram uma festa muito grande na chegada, nunca pensei que seria recebido assim", afirmou.

Após a chegada, José Nino fez exames em um hospital da cidade, onde recebeu soro, e foi liberado. Ele vai descansar alguns dias na cidade onde nasceu e depois vai voltar para São Paulo - dessa vez, de ônibus.

G1 - Feira de Santana e região

Importante: Precisamos, mais do que nunca, da sua ajuda para continuar no ar. Entre nessa luta com a gente: doe via PIX (20470878568) ou PIX (tgmedra@hotmail.com)

 

Não deixe de curtir nossa página www.profesortacianomedrado.com e no  Facebook e também Instagram para acompanhar  mais notícias do TMNews do Vale (Blog do professor TM)


Envie informações e sugestões para o TMNews do Vale  pelo   e-mail: tmnewsdovale@gmail.com


AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do TMNews do Vale (Blog do professor TM) Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios serão excluídos sem prévio aviso.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem