O Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) determinou a suspensão cautelar por 90 dias do promotor de Justiça Rildo Mendes de Carvalho, do Ministério Público da Bahia (MP-BA), por suspeita de envolvimento em um esquema de grilagem de terras na cidade de Barra, no Vale do São Francisco. A decisão foi tomada no último dia 10 e publicada nesta segunda-feira (16) no Diário Eletrônico do CNMP.
Segundo o processo administrativo disciplinar, o promotor teria atuado para viabilizar o registro fraudulento de uma propriedade rural com mais de 229 mil hectares em nome de uma sociedade de advogados pertencente à sua esposa. A conduta investigada teria ocorrido entre 2013 e 2015 e envolve crimes como falsidade ideológica e uso de documentos falsos.
As suspeitas fazem parte das apurações da Operação Faroeste, deflagrada em 2019 para investigar a existência de um esquema de venda de sentenças e grilagem de terras na região Oeste da Bahia, com participação de magistrados e servidores do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA).
Rildo Mendes atuava na 4ª Promotoria de Justiça de Juazeiro e, desde agosto de 2023, também em Formosa do Rio Preto — região diretamente afetada pelos conflitos fundiários apurados na operação.
Fonte: Jornal Folha do Estado
Não
deixe de curtir nossa página Facebook e também Instagram para
acompanhar mais notícias do TMNews do Vale (Blog do professor TM)
Envie
informações e sugestões para o TMNews do Vale pelo WhatsApp: (74)98825-2269
AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do TMNews do Vale (Blog do professor TM) Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios serão excluídos sem prévio aviso.
Postar um comentário