Onde os cachorros devem dormir no frio, segundo os especialistas




(*)  Maria Clara Landim

O local onde os cães de uma família devem dormir é um debate eterno. Em última análise, a decisão fica a cargo de cada responsável. No entanto, muitos fatores devem ser levados em conta para tomar esse tipo de decisão. Os veterinários, por sua vez, alertam sobre o assunto e já têm uma posição definida sobre o lugar onde os cães devem passar a noite.

Existem fatores tanto do animal quanto do espaço e da família que condicionarão a decisão. Será levado em consideração, por exemplo, se há espaço suficiente, se há quintal, algum espaço externo coberto, se há pessoas alérgicas na casa, entre outros. Mas em relação ao animal também há considerações como sua idade, tamanho e origem.

Um fator importante a ser considerado é que os cães descendem dos lobos e compartilham algumas características das grandes matilhas. Por natureza, os cães são animais que desenvolvem vínculos emocionais com as pessoas ao seu redor, e isso modifica a percepção que eles mesmos têm de acordo com o local onde dormem.

Cães dentro ou fora de casa?

Em resumo, os especialistas indicam que os cães devem poder circular livremente entre o interior e o exterior. Mas na hora de dormir, as temperaturas extremas podem gerar complicações severas em seu estado de saúde. Um calor abrupto pode desidratá-los e causar insolação. Uma onda polar pode gerar hipotermia. Em ambos os casos, os animais podem correr risco de morte.

Assim, o mais seguro para os veterinários é proporcionar um espaço seguro dentro de casa. Embora não seja necessário fazê-los dormir no mesmo quarto que seus tutores — cuja saúde também deve ser protegida de alérgenos — o recomendável é que possam permanecer sob o teto, protegidos de eventuais fenômenos climáticos como chuva ou granizo.

O ideal é a abordagem equilibrada a que os veterinários se referem, designando uma dupla modalidade: por um lado, um espaço interior para descansar e, por outro, um espaço ao ar livre onde possam se exercitar, respirar e tomar sol. Em outras palavras, o tempo de qualidade com seus tutores pode impactar o bem-estar dos animais de estimação.

(*)  Estudante de jornalismo na PUC Minas e estagiária da Itatiaia

Não deixe de curtir nossa página Facebook e também Instagram para acompanhar  mais notícias do TMNews do Vale (Blog do professor TM)

Envie informações e sugestões para o TMNews do Vale  pelo WhatsApp: (74)98825-2269

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do TMNews do Vale (Blog do professor TM) Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios serão excluídos sem prévio aviso

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem