Jornalistas que atuam na cobertura do Judiciário têm até a próxima segunda-feira, 30 de junho, para inscrever trabalhos no II Prêmio Nacional de Jornalismo do Poder Judiciário – Direitos Humanos e Tecnologia.
Os conteúdos de destaque sobre a Justiça brasileira, publicados entre 1º de fevereiro de 2024 e 31 de janeiro de 2025, receberão prêmios no valor de R$ 5 mil. A cerimônia de premiação está prevista para o dia 10 de setembro.
Podem concorrer trabalhos que se enquadrem nos dois eixos temáticos do concurso: direitos humanos, cidadania e meio ambiente; e inteligência artificial, inclusão digital e desinformação. Os participantes podem inscrever até um trabalho por eixo temático, escolhendo entre cinco categorias: jornalismo escrito (impresso ou online), vídeo, áudio, fotojornalismo e jornalismo regional.
Os materiais serão avaliados pela Comissão Julgadora do concurso, composta de profissionais da mídia e da academia, de juristas e de integrantes da alta administração dos tribunais, dos conselhos participantes e de entidade associativa. As reportagens serão avaliadas com notas de 0 a 10. Os critérios de avaliação levam em conta as seguintes características nos trabalhos apresentados:
> conexão com o tema principal;
> relevância do conteúdo para o Poder Judiciário e para a sociedade;
> qualidade editorial e jornalística;
> criatividade; e originalidade na abordagem.
Em todas as categorias, somente poderão ser inscritas reportagens jornalísticas. Entrevistas, debates ou formatos parecidos não serão aceitos, mesmo que tratem de temas ligados ao edital. Confira os detalhes no edital do prêmio.
O Prêmio
O II Prêmio Nacional de Jornalismo do Poder Judiciário é uma realização conjunta do Supremo Tribunal Federal (STF), do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), do Superior Tribunal de Justiça (STJ), do Tribunal Superior do Trabalho (TST), do Superior Tribunal Militar (STM), do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do Conselho da Justiça Federal (CJF).
A iniciativa tem como objetivo reconhecer e incentivar reportagens que destaquem o papel do Judiciário na defesa da cidadania, dos direitos humanos e da justiça social. Também reforça a importância da imprensa no debate público e na aproximação entre os tribunais e a sociedade.
Fonte: TSE/Jus
Não
deixe de curtir nossa página Facebook e também Instagram para
acompanhar mais notícias do TMNews do Vale (Blog do professor TM)
Envie
informações e sugestões para o TMNews do Vale pelo WhatsApp: (74)98825-2269
AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do TMNews do Vale (Blog do professor TM) Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios serão excluídos sem prévio aviso.
Postar um comentário