Apagão: Irã completa 24 horas de bloqueio quase total de internet

 



Em guerra com Israel, o Irã completa na manhã desta quinta-feira (19/6) 24 horas sob um bloqueio quase total da internet, que tem isolado a maior parte da população do contato com o mundo exterior. A informação é da NetBlocks, organização que monitora a conectividade global. Segundo o grupo, este é o apagão digital mais grave registrado no país desde os protestos de 2019.

A medida, segundo o governo iraniano, foi adotada por motivos de segurança. Em comunicado, o Ministério da Informação e Tecnologia da Comunicação afirmou que a decisão foi tomada para conter o que chamou de uso indevido da rede por “inimigos agressores”, com objetivos militares e potencial risco à vida e à propriedade de civis.

“Devido ao uso indevido da rede nacional de comunicação pelo inimigo agressor para fins militares e para colocar em risco a vida e a propriedade de pessoas inocentes, restrições ao acesso à internet foram impostas temporariamente por decisão das autoridades competentes”, informou a pasta.

Conflito Israel x IrãA troca de ataques entre Israel e Irã começou na madrugada da última sexta-feira (13), quando as Forças de Defesa de Israel (FDI) lançaram uma ofensiva contra o centro do programa nuclear iraniano e contra líderes militares de Teerã.

O governo iraniano reagiu com ataques de retaliação poucas horas depois, aumentando o risco de um conflito mais amplo na região.

Mais de 240 pessoas já morreram nos dois países desde o início da escalada, segundo balanços oficiais divulgados até o momento.

Israel afirma que os bombardeios têm como principal objetivo impedir o avanço do programa nuclear do Irã, que o governo considera uma ameaça direta à sua segurança.

A rápida escalada e a intensidade dos ataques reacenderam o temor de que o confronto evolua para uma guerra de grandes proporções no Oriente Médio, principalmente com a entrada dos EUA no conflito.

Ainda de acordo com o ministério, o acesso a serviços públicos de comunicação e a plataformas digitais nacionais permanece disponível. As autoridades também afirmaram que estão trabalhando para preservar a qualidade desses serviços para a população.

A NetBlocks, que acompanha em tempo real a conectividade em diferentes partes do mundo, confirmou que o Irã vive um dos maiores apagões de internet dos últimos anos. Em publicação nas redes sociais, a organização descreveu a situação como um “apagão nacional quase total”.

O governo iraniano tem um histórico de restrições à internet em momentos de tensão interna. Durante os protestos de 2022, por exemplo, foram registrados diversos bloqueios como parte da resposta das autoridades para controlar manifestações populares.

Fonte: Metrópoles

Não deixe de curtir nossa página Facebook e também Instagram para acompanhar  mais notícias do TMNews do Vale (Blog do professor TM)

 

Envie informações e sugestões para o TMNews do Vale  pelo WhatsApp: (74)98825-2269

 

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do TMNews do Vale (Blog do professor TM) Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios serão excluídos sem prévio aviso.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem