O Ministério da Fazenda reduziu a estimativa de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) em 2025 e elevou sua projeção para a inflação, informou nesta quinta-feira a Secretaria de Política Econômica (SPE), que aposta em uma melhora nos preços à frente com a valorização do real e a desaceleração da atividade.
A Fazenda agora projeta que a inflação medida pelo IPCA fechará 2025 em 4,8%, acima do teto da meta do Banco Central de 4,5% e ante previsão anterior, divulgada em novembro, de 3,6%.
Em 2024, o IPCA acumulou alta de 4,83%. A SPE destacou que a inflação seguirá resiliente diante de efeitos defasados da depreciação cambial e do ritmo aquecido da atividade.
Segundo o documento, a expectativa é de desaceleração dos preços de alimentos no ano, com perspectivas mais positivas para o clima e para a produção agrícola, e de alta na inflação de bens industriais e preços monitorados. Para serviços, a SPE prevê estabilidade, com desaceleração de preços sensíveis aos efeitos da alta da Selic nos mercados de crédito e trabalho.
Segundo a secretaria, 0,9 ponto percentual da inflação projetada para 2025 se deve a impactos diretos da variação cambial verificada até o final do ano passado, "cenário que pode mudar a depender da dinâmica cambial nos próximos meses".
Fonte: (Reuters)
Não deixe
de curtir nossa página Facebook e também Instagram para
acompanhar mais notícias do TMNews do Vale (Blog do professor TM)
AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do TMNews do Vale (Blog do professor TM) Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios serão excluídos sem prévio aviso.
Postar um comentário