Hipertensão: qual é a pressão arterial normal após os 60 anos e os sinais de alerta

 




Estima-se que mais da metade dos idosos no Brasil sofrem com hipertensão (pressão alta), doença que também é responsável, direta ou indiretamente, por metade das mortes por doenças cardiovasculares, segundo a SOCESP ( Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo).


A doença acontece quando o coração fica sobrecarregado pela pressão arterial, que a é a condição responsável por fazer o sangue correr por todo o corpo, sem prejudicar os vasos sanguíneos.


Os médicos avaliam a pressão arterial por dois valores: a pressão sistólica, que ocorre quando o coração se contrai para ejetar o sangue para as artérias, e a pressão diastólica, que ocorre quando o coração relaxa para se encher de sangue.


A pressão arterial normal para uma pessoa na faixa dos 60 anos é de 120/80 mmHg. Valores superiores a  140/90 mmHg (ou 14 por 9) indicam hipertensão e aumentam o risco de doenças cardiovasculares. Quando ficar atento à pressão arterial.


A pressão alta é uma das principais causas de complicações cardiovasculares, renais e cognitivas, por isso, exige monitoramento constante.


condição tende a se agravar com o envelhecimento devido ao enrijecimento das paredes arteriais, o que torna a triagem regular essencial.


Fonte: site ndmais (ND+)


Não deixe de curtir nossa página Facebook e também Instagram para mais notícias do Blog do professor TM

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios serão excluídos sem prévio aviso.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem