A PEC do STF e o golpe no calcanhar de Aquiles dos "Superministros"

Foto reprodução

Da redação
Por: Taciano Medrado


Após aprovação da PEC (Proposta de Emenda à Constituição) do STF pelo senado que limita os poderes dos “Superministro”, dentre esses dá um freio nas decisões monocráticas tomadas pela Corte, Alexandre de Moraes se sentindo incomodado se manifestou nesta quinta-feira(23). Segundo o ministro, o Supremo demonstrará “coragem” na defesa da principal garantia do Poder Judiciário “em defesa da sociedade”. 


Argumentação


“Várias decisões urgentes durante a pandemia foram dadas por medidas liminares dos relatores e depois referendadas imediatamente pelo colegiado, e isso salvou inúmeras vidas durante a pandemia”, declarou o magistrado durante a sessão do STF nesta 5ª feira (23). 


A PEC


A proposta aprovada no Senado é de autoria do senador Oriovisto Guimarães (Podemos-PR). A proposta original tinha o objetivo de limitar decisões monocráticas e pedidos de vista (mais tempo para análise). No entanto, o trecho que alterava a regra sobre os pedidos de vista (prazo extra) foi retirado.


Decisões monocráticas


Tais decisões são dadas por 1 só ministro, ao contrário das colegiadas, tomadas em conjunto. 


O calcanhar de Aquiles 


A PEC proíbe os ministros de darem decisões monocráticas que suspendam:


Eficácia de leis;


Atos normativos (comandos do Poder Executivo para a aplicação correta das leis); e


Atos do presidente da República, do Senado, da Câmara e do Congresso.

 

 


Para ler a matéria na íntegra acesse nosso link na página principal do Instagram. www: professsortaciano medrado.com  e  Ajude a aumentar a nossa comunidade.


AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios serão excluídos sem prévio aviso. Guarda Municipal de Juazeiro participa de palestra sobre a Lei Maria da Penha e combate à violência doméstica.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem