EDUCAÇÃO: SEC fortalece agenda sobre gestão de aprendizagem em encontro com o INEP

A Secretaria Estadual da Educação (SEC), em parceria com o Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd/UFJF), realizou, nesta terça-feira (6), em Salvador, o Seminário de Disseminação de Resultados – SABE 2022 para a apresentação das avaliações das escolas municipais e estaduais da Educação Básica da Bahia nos componentes curriculares de Língua Portuguesa e Matemática.  A atividade reuniu dirigentes municipais de Educação, dos Núcleos Territoriais de Educação (NTEs) e contou com as presenças da secretária da Educação do Estado, Adélia Pinheiro, e do presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), Manuel Palácios, em torno da gestão da aprendizagem.


Na oportunidade, foi reafirmada também a cooperação da SEC com as secretarias municipais para a manutenção da avaliação. A presidente do CAEd, Lina Mesquita, fez uma análise dos resultados do SABE 2022 e, durante o dia, também foram abordadas questões como indicadores educacionais e monitoramento da qualidade e da equidade na Educação; avaliação, currículo e planejamento. 


A secretária estadual da Educação, Adélia Pinheiro, destacou a importância das avaliações para o diagnóstico e a tomada de decisões com foco nas aprendizagens. “Este é um importante momento em que apresentamos os dados do SABE para que eles façam cada vez mais sentido para todas as pessoas engajadas nos sistemas estaduais e municipais de Educação. Esta semana está sendo muito rica de entendimento, diálogo, de compartilhamento de saberes, de aliançamento e reafirmação dos compromissos que temos em torno da Educação e da construção de futuro para as nossas crianças e jovens”, afirmou.


O presidente do INEP, Manuel Palácios, disse que o SABE é um instrumento estratégico na gestão da aprendizagem. “Os resultados desses encontros vão se desdobrar em todos os 27 territórios baianos. Teremos supervisores escolares e gestores da educação pública promovendo reuniões, discutindo resultados para assegurar o direito à alfabetização das crianças, por exemplo. Se não fosse o SABE, como esse evento que está acontecendo hoje seria possível?”, provocou.


Palácios adiantou a notícia do lançamento do Programa Criança Alfabetizada pelo presidente Lula, agendado para a próxima segunda-feira. Segundo ele, o novo programa do governo federal terá um forte componente do regime de colaboração. “O esforço nosso, nos próximos meses, eu diria, é consolidar essa colaboração entre a União e os estados e apoiar com todos os recursos que a gente dispor para que essa colaboração permaneça”, concluiu.


O presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais da Educacao - sessão Bahia (UNDIME- BA), Anderson Passos, ressaltou que com o diagnóstico apresentado será possível adotar metodologias para tratar de questões como a recomposição das aprendizagens. 


Fonte: Ascom/SEC


Para ler a matéria na íntegra acesse nosso link na pagina principal do Instagram. www: professsortaciano medrado.com  e  Ajude a aumentar a nossa comunidade.

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios serão excluídos sem prévio aviso.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem