UNEB realiza lançamento do primeiro Observatório Popular da Mineração e Usina Eólica do Território de Identidade Sertão do São Francisco, em Juazeiro


A cerimônia do lançamento é aberta ao público e será realizada no Auditório Tadeu Severino Pires do DTCS, em Juazeiro (BA).


O Observatório Popular é um projeto de extensão universitária que visa a instalação e o funcionamento permanente de um centro voltado ao desenvolvimento de estudos, pesquisas, análises, produção de artigos, matérias jornalísticas e científicas, realização de cursos, seminários, encontros, acolhimento e escuta às comunidades impactadas e que visa a promoção de ações propositivas e investigativas voltadas à mitigação dos impactos socioambientais da mineração e energia eólica nos municípios que compõem o Território de Identidade Sertão do São Francisco. 


De acordo com a coordenadora e idealizadora do projeto de extensão Observatório Popular, a professora Maryângela Ribeiro de Aquino, as atividades a serem desenvolvidas buscarão estimular o exercício da cidadania e a formação de uma nova consciência política sobre o papel da mineração e eólica no desenvolvimento sustentável e justo dos municípios impactados. "Vamos atuar na busca de implementação de políticas públicas voltadas à proteção dos territórios e comunidades que possam ser afetadas por esses empreendimentos", destacou. 


Com a instalação desse Observatório, que vai funcionar do DTCS em Juazeiro, além de envolver a comunidade acadêmica da UNEB, o projeto busca estabelecer parcerias com a comunidade externa e com entidades sociais, políticas e ambientais e Organizações Não Governamentais, tais como: Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (IRPAA); A Comissão Pastoral da Terra (CPT) de Juazeiro-BA; Movimento pela Soberania Popular na Mineração (MAM/BAHIA); Movimento Salve as Serras (SAS); Articulação Estadual de Fundos de Pasto BA, entre outros. 


Ascom/Uneb



Para ler a matéria na íntegra acesse nosso link na pagina principal do Instagram. www: professsortaciano medrado.com  e  Ajude a aumentar a nossa comunidade.

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios serão excluídos sem prévio aviso.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem