SEC/Ba realiza encontro formativo com o foco na Busca Ativa Escolar

A Secretaria da Educação do Estado (SEC) realiza, até esta quinta-feira (11), no Hotel Fiesta, em Salvador, um encontro formativo com o foco na Busca Ativa Escolar, através da parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF). A iniciativa visa garantir o processo formativo dos pontos focais, ou seja, dos técnicos que atuam com os programas socioeducativos Busca Ativa Escolar, Bolsa Presença e Bolsa Família e dos professores formadores dos 27 Núcleos Territoriais de Educação (NTEs), para que possam atuar de forma qualificada nos municípios baianos. Atualmente, 380 municípios já fizeram adesão à Busca Ativa Escolar. 


Segundo o superintendente de Gestão da Informação da SEC, Rainer Guimarães, o encontro tem o objetivo de integrar as ações e os planejamentos dos três programas para garantir o acesso e a permanência do estudante na escola. “São programas que trabalham com a mesma perspectiva e a gente está buscando ouvir os atores que estão envolvidos na operacionalização desses programas em cada território para, a partir disso, promovermos ações conjuntas para conseguirmos, cada vez mais, atender essa expectativa por mais crianças, adolescentes e jovens na escola”, destacou.


A oficinal de Educação do UNICEF no Nordeste, Verônica Bezerra, fez uma apresentação do estudo da pobreza multidimensional. “O UNICEF vem construindo parcerias no Brasil inteiro e, aqui na Bahia, nós temos a expectativa muito grande pela ação de chamada aos municípios que o governo do Estado vem fazendo. Na Bahia, ainda temos muitas crianças fora da escola e estamos intensificando os esforços de Busca Ativa e as causas são multidimensionais. A Busca Ativa Escolar vem dialogar com as outras políticas para que cada criança esteja na escola”. 


Para a técnica Sandra Ismênia, do núcleo de Alagoinhas (NTE 18), essa formação é fundamental. “A articulação entre esses três programas é muito importante para trazer de volta esses estudantes à escola com mais embasamento e cuidado com as famílias em vulnerabilidade”, comentou.


Ascom/SECBa

=

Para ler a matéria na íntegra acesse nosso link na pagina principal do Instagram. www: professsortaciano medrado.com  e  Ajude a aumentar a nossa comunidade.

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios serão excluídos sem prévio aviso.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem