PT repassou quase R$ 38.000 do fundo eleitoral a Lula em 2023

Foto reprodução

PT (Partido dos Trabalhadores) pagou, em 2023, um total de R$ 38.116,62 para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Os repasses foram feitos em fevereiro e abril e foram classificados como “outras despesas gerais-ordinárias”. 


A informação é do portal Metrópoles, e foi confirmada pelo Poder360. Os dados do detalhamento da prestação de contas de partidos está disponível no site do TSE (Tribunal Superior Eleitoral). 


Ao Poder360, o PT afirmou que o dinheiro foi usado para bancar o aluguel do apartamento que Lula mantém em São Paulo. “Os lançamentos referem-se à participação do PT no pagamento de aluguel de imóvel contratado para servir como residência do presidente de honra do partido em São Paulo”, afirma a nota enviada pela assessoria de imprensa da legenda. 


O contrato está em vigor desde 2021, ano em que o chefe do Executivo ainda não estava ocupando o cargo. Agora, contudo, Lula reside no Palácio da Alvorada. Questionado sobre o motivo da continuidade do pagamento do aluguel, Ricardo Amaral, assessor da sigla, disse que “nada mudou” e que o PT mantém o mesmo posicionamento de 2021.


O dinheiro do fundo partidário, de acordo com o TSE, é proveniente de “dotações orçamentárias da União, multas, penalidades, doações e outros recursos financeiros que lhes forem atribuídos por lei”. Ou seja, pelo menos parte do dinheiro repassado ao presidente veio de contribuição pública.


O cargo de presidente da República rende a Lula desde abril 41.650,92 mensais (brutos), além de despesas pagas pela União. Ele também tem direito a 8 assessores. Até assumir o cargo, Lula recebia um salário do PT, por ser seu presidente de honra, contudo. O pagamento foi descontinuado quando ele assumiu o cargo no Executivo.


Para ler a matéria na íntegra acesse nosso link na pagina principal do Instagram. www: professsortaciano medrado.com  e  Ajude a aumentar a nossa comunidade.

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios serão excluídos sem prévio aviso.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem