Professores da rede municipal de ensino participam de formação promovida pela Prefeitura de Juazeiro

A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Educação e Juventude (Seduc), realizou nesta segunda-feira (15), na Escola de Formação Continuada de Educadores Parlim (EFEP), mais um encontro formativo, que tem como objetivo preparar os professores para o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). A prova avalia a qualidade da educação e determina o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) no Brasil.


Participaram da atividade, cerca de 60 professores do 2º ano do ensino fundamental. “Os encontros vão acontecer ao longo do ano, visando analisar o rendimento da educação no município, no contexto da avaliação externa Saeb e qualificar o trabalho do professor. O nosso trabalho tem como objetivo potencializar os conhecimentos do professor por meio de formações, estudos e elaboração de estratégias que favoreçam a aprendizagem do estudante, possibilitando, também, a melhoria do nosso Ideb”, explicou a diretora de Formação da Seduc, Ana Paula Granja.


A formação foi mediada pela formadora Geisa Gabrielle, que destacou um pouco da abordagem discutida no encontro. “Nossa formação tem como objetivo ambientar os professores do 2º ano em relação ao Saeb. Nós apresentamos esse conhecimento dentro de uma perspectiva lúdica, os aspectos ligados a essa avaliação externa tão importante, que contribui para os indicadores de sucesso da nossa rede”, contou Geisa, informando que a formação dos professores do 2º ano continua nesta terça-feira, e nos dias 18 e 19, será realizada a formação dos professores do 3º ano do ensino fundamental.


A professora do 2º ano, da Escola Municipal Professora Carmem Costa Santos, Ana Samara Lima de Aquino, falou sobre a importância da formação para o trabalho do professor em sala de aula. “Na formação nós temos acesso a muitas informações, sobre os conteúdos que serão abordados em sala de aula, a forma como vamos trabalhar esses conteúdos, como vamos repassar para os alunos e, ao mesmo tempo, temos um retorno dos formadores sobre o modo como estamos trabalhando. Então, a formação nos ajuda a melhorar o nosso desempenho na escola”, disse a professora.


Além de Geisa Gabrielle, a equipe de formação de professores do 2° ano ainda contou com a participação de Monaliza Almeida, Nice Neide Campinho, Lúcia Betânia, Janielle Nunes, Rosângela França e Nadjane Dantas, professoras que compõem a equipe de formadoras do ciclo de alfabetização.


Texto: Eneida Trindade - Ascom Seduc/PMJ
Fotos: Edinázio Dias - Ascom/PMJ

Para ler a matéria na íntegra acesse nosso link na pagina principal do Instagram. www: professsortaciano medrado.com  e  Ajude a aumentar a nossa comunidade.

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios serão excluídos sem prévio aviso.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem