Prefeitura de Juazeiro realiza gincana pedagógica e reforça ações de educação ambiental

A construção de uma cidade mais sustentável é um dos objetivos da gestão municipal e, pensando nesse propósito, a Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Educação e Juventude (Seduc), realizou nesta terça-feira (16), mais uma etapa das atividades da gincana pedagógica do Núcleo de Cidadania de Adolescentes (NUCA), responsável pelas ações do Selo das Organizações das Nações Unidas (Unicef).


Com programação educativa e recreativa, estudantes da Escola Municipal Professora Guiomar Lustosa Rodrigues, localizada no bairro Quidé, participaram da iniciativa que tem abordado o tema: ‘Clima e Alimentação Saudável’, com o objetivo de orientar e estimular crianças e adolescentes da rede pública de ensino a buscarem soluções viáveis e socialmente responsáveis no desenvolvimento de práticas que contribuam para o enfrentamento das mudanças climáticas, além da adoção de hábitos alimentares saudáveis.


Na ocasião, os alunos participaram uma roda de conversa sobre coleta seletiva, que representa a maneira ecológica mais adequada para o descarte de lixo, e em seguida, recolheram resíduos descartados nas imediações da escola, finalizando as atividades com a produção de um folder informativo, com os conhecimentos compartilhados durante a programação. De acordo com a mobilizadora do NUCA, Greice Kelly Alves, a iniciativa além de promover benefícios socioeducativos, incentiva os estudantes a serem agentes de transformação como colaboradores da preservação do meio ambiente.


“O propósito da gincana é incentivar a realização de ações voltadas para a educação ambiental nas unidades escolares da rede pública de ensino, promovendo orientações sobre sustentabilidade e boas práticas ambientais para que, colaborativamente, os estudantes se sintam motivados a exercerem uma transformação social, pautada no exercício da cidadania, e no fortalecimento do diálogo, com ações de interesse coletivo local e global em relação às questões ambientais”, explicou Greice Kelly.


Segundo a estudante da Escola Municipal Professora Guiomar Lustosa Rodrigues, Renata Carvalho dos Santos, de 16 anos, a coleta seletiva está associada ao tema de educação ambiental e do desenvolvimento sustentável, e contribui significativamente para o meio ambiente. “A gente aprendeu que educação ambiental está em tudo que realizamos no dia a dia. A coleta seletiva, por exemplo, evita a poluição do solo e das águas, além de incentivar a reciclagem, ajudando bastante o meio ambiente”, comentou Renata.


As atividades seguem até o mês de junho, quando é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente, e conta com parcerias intersetoriais e interinstitucionais, com o Núcleo de Alimentação Escolar da Seduc, e o Núcleo Temático de Educação Ambiental da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf).


Texto: Camila Santana – Ascom/Seduc/PMJ

Fotos: Ícaro Alexandre – Ascom/PMJ

 

Para ler a matéria na íntegra acesse nosso link na pagina principal do Instagram. www: professsortaciano medrado.com  e  Ajude a aumentar a nossa comunidade.

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios serão excluídos sem prévio aviso.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem