Prefeitura de Juazeiro promove capacitação sobre doenças crônicas reumatológicas para pacientes e profissionais de saúde

Mais saúde e qualidade de vida são sim possíveis para pessoas com doenças crônicas reumatológicas. Este foi o princípio que norteou a capacitação promovida pela Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau), em parceria com a Associação de Amigos e Pessoas com Lúpus do Vale do São Francisco. O curso reuniu 45 participantes, entre profissionais de saúde do município e pacientes crônicos.

A capacitação, aconteceu entre os dias 11 e 12 de maio, na Univasf, e foi ministrada pela reumatologista e coordenadora da comissão de pacientes da Sociedade Brasileira de Reumatologia, Vanda Eloisa Ferreira, e pela psicóloga, especializada em terapia cognitiva e comportamental, Geralda do Nascimento Sá, que abordaram temas como: farmacovigilância, preparação para uma consulta produtiva com a equipe de saúde, depressão, sexualidade, entre outros. “Falamos em doenças preponderantes na área da reumatologia, mas trazemos pontos do dia a dia do paciente como pessoa. O curso visa mudar o foco da doença para a saúde. Como elas podem perceber a vida de uma forma leve, com mais qualidade de vida, apesar da doença”, destacou Vanda Eloisa Ferreira.



A fisioterapeuta do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), Rybria Torres, contou que o curso superou as expectativas. “As mediadoras, profissionais muito capacitadas, provocaram uma reflexão do autocuidado que as pessoas portadoras de doenças crônicas precisam ter com elas mesmas, sobre a necessidade de uma visão holística e uma abordagem multiprofissional, da importância dos profissionais de saúde como agentes multiplicadores de informações para os colegas da Atenção Básica e para a população, facilitando a identificação de sintomas e início de um tratamento precoce das doenças reumáticas”, comentou.



Semana Municipal de Atenção à Pessoa com Lúpus


A diretora de Educação Permanente e Humanização da Sesau, Anne Azevedo, explicou que o curso foi oferecido dentro da temática da Semana Municipal de Atenção à Pessoa com Lúpus e reuniu profissionais da área de fisioterapia, nutrição, educação física, psicólogos, visando proporcionar uma assistência multiprofissional mais capacitada para os pacientes de Juazeiro. “As mediadoras apresentaram uma nova lógica no acompanhamento de pessoas com doenças crônicas reumáticas. É todo um cenário que o profissional precisa estar atento com o cuidado desse paciente, desde as interações medicamentosas, até a parte emocional, que é um aspecto fundamental para este tipo de paciente”, comentou.

 

Texto: Marcela Cavalcanti 

Para ler a matéria na íntegra acesse nosso link na pagina principal do Instagram. www: professsortaciano medrado.com  e  Ajude a aumentar a nossa comunidade.

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios serão excluídos sem prévio aviso.


Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem