Prefeitura de Juazeiro intensifica ações de segurança e garante novas medidas de proteção nas escolas da rede municipal de ensino


A Prefeitura de Juazeiro tem buscado cada vez mais otimizar e ampliar o monitoramento das escolas, e assim garantir a segurança a todos que fazem a educação no município, visto os recentes ataques em outros estados da federação e supostas ameaças que colocaram a rotina escolar em alerta. Como estratégia de ações de cuidado e prevenção, com relação à segurança nas unidades de ensino, a Secretaria de Educação e Juventude (Seduc), por meio dos programas de assistência financeira às escolas, Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) e Programa para a Autonomia Financeira da Escola (PROAFE), intensificou as medidas de segurança e proteção escolar.


Afim de inibir situações que comprometam a segurança do ambiente escolar, a Escola Municipal Carmen Costa Santos, instalou um sistema de videomonitoramento com 12 câmeras distribuídas estrategicamente, alcançando todos os espaços de uso coletivo, como salas de aula, pátios, refeitório, entre outros. Somado ao sistema de videomonitoramento, a unidade de ensino também adotou o uso de travas eletrônicas nos portões de acesso à escola, campainha eletrônica, interfone, para comunicação direta do agente de portaria com o setor de controle de segurança, e a implantação de um sistema de sonorização.


Além da aquisição de equipamentos de segurança, a unidade escolar também realizou uma reunião com os pais e responsáveis dos estudantes e equipe de profissionais da escola, com orientações preventivas sobre estratégias de controle da violência escolar. Também foram intensificados o patrulhamento e a ronda escolar, com pontos estratégicos de monitoramento, no intuito de inibir qualquer ato mal intencionado ou atitude suspeita nas imediações das escolas.


De acordo com a vice-gestora da escola, Gracinete Varjão de Oliveira, as ações reafirmam a responsabilidade e compromisso da educação, em resguardar e garantir a segurança no ambiente escolar do município. “Nossa escola conta com o total de 680 alunos, então a gente entende que toda medida de prevenção e proteção tem se mostrado necessária no gerenciamento dessa contingência de violências. Enquanto profissionais da educação, assumimos a responsabilidade de garantir a manutenção das atividades e rotina escolar, tranquilizando as famílias e os nossos estudantes com orientações preventivas, e investimentos efetivos, como esses que a escola acaba de implantar”, comentou Gracinete.


“Nós entendemos ser imperioso dar assistência financeira mais efetiva às escolas, de modo que elas possam estar agindo no enfrentamento das ameaças à segurança escolar. A Secretaria de Educação tem investido em políticas de enfrentamento à violência. Nesse sentido, temos orientado sobre o uso efetivo dos recursos que chegam por meio do Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação (FNDE), como o PDDE, que recentemente publicou uma resolução que reajusta o valor fixo em 48%, permitindo que escolas públicas de educação básica implementem ações voltadas para prevenção e segurança do ambiente escolar”, esclareceu Maria Alexandrina Araújo, superintendente de Gestão Escolar, Programas e Projetos da Seduc.



Texto: Camila Santana – Ascom/Seduc/PMJ
Fotos: Pedro Ângelo – Ascom/PMJ



Para ler a matéria na íntegra acesse nosso link na pagina principal do Instagram. www: professsortaciano medrado.com  e  Ajude a aumentar a nossa comunidade.

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios serão excluídos sem prévio aviso.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem