Por indulto, STF extingue pena do ex-deputado Paulo Maluf


Foto divulgação

O ministro Edson Fachin, do STF (Supremo Tribunal Federal), extinguiu na 3ª feira (16.mai.2023) a condenação o ex-deputado federal Paulo Maluf (Progressista-SP). Ele foi condenado a 10 anos e 6 meses de prisão por lavagem de dinheiro e falsidade ideológica eleitoral.


Na decisão, o ministro entendeu que o político atende aos critérios do indulto natalino assinado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no final de 2022. Eis a íntegra do texto (175 KB).


Maluf, de 92 anos, está em liberdade. Ele cumpriu mais de ⅓ da pena e preenche os requisitos legais para ser beneficiado pelo indulto.


“As razões de conveniência e os princípios de política criminal que motivaram a edição do ato de clemência não significa que não se atribua ao Estado-Juiz a tarefa de, ao interpretar a norma editada pelo presidente da República, perquirir seu sentido e alcance, com o fim de delimitar, com precisão, a extensão do decreto”, escreveu Fachin.


No mês passado, o MP-SP (Ministério Público de São Paulo) divulgou a devolução de mais de R$ 150 milhões à Prefeitura da capital paulista como parte de um acordo que envolve a família do político.


Segundo o órgão, parte do dinheiro desviado por Maluf nos anos 1990, na época em que era prefeito, foi utilizado para comprar ações da Eucatex, empresa que pertence à família.


Com informações da Agência Brasil.

Para ler a matéria na íntegra acesse nosso link na pagina principal do Instagram. www: professsortaciano medrado.com  e  Ajude a aumentar a nossa comunidade.

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios serão excluídos sem prévio aviso.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem