Novos gestores da rede municipal de ensino participam de mais um ciclo de formação realizado pela Prefeitura de Juazeiro


A Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Educação e Juventude (Seduc), realizou nesta terça-feira (09), na Escola de Formação de Educadores Parlim (Efep), mais um ciclo de formação continuada com os novos gestores da rede municipal de ensino. Neste ciclo da formação os gestores receberam orientações estratégicas sobre o uso do recurso do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), que garante assistência financeira às unidades de ensino, através do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), contribuindo com o desenvolvimento de uma administração escolar efetiva.


A iniciativa tem o objetivo de buscar o aprimoramento nas atividades cotidianas dos gestores, integra o calendário escolar do município e contribui para o desenvolvimento, tanto do profissional, quanto da gestão do ensino. “Hoje nós estamos reunidos com a equipe gestora recém integrada à gestão, para tratarmos sobre os programas financeiros do Governo Federal, que ajudam financeiramente e tecnicamente na execução do uso dos recursos, que devem ser administrados de forma integrada, deliberada e coletiva pelas unidades executoras, incluindo toda comunidade escolar. Recentemente o FNDE publicou uma resolução que reajusta o valor na parcela fixa do PDDE em 48%, permitindo que escolas da rede de ensino invistam em políticas públicas comprometidas com o uso dos recursos públicos, de maneira eficaz, eficiente e transparente”, esclareceu a superintendente de Gestão Escolar, Programas e Projetos da Seduc, Maria Alexandrina Araújo.


Katiane Almeida, gestora da Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Maria Hosana Nunes, avaliou a oportunidade. “Eu vejo este momento como necessário, e oportuno para que os novos profissionais da gestão escolar da rede municipal de ensino possam esclarecer dúvidas, receber orientações assertivas, aprimorar aprendizados, e melhorar ainda mais a utilização dos recursos ofertados” disse Katiane.


O Programa do FNDE


Consiste na assistência financeira às escolas públicas da educação básica, reforçando a autogestão através do repasse de recursos direto para as escolas, aprimorando o aprendizado e, consequentemente, elevando os índices de desempenho de cada unidade de ensino, além de possibilitar a aquisição de material de consumo e de bens permanentes, pequenos reparos e serviços necessários à manutenção, conservação e melhoria da estrutura física da unidade escolar e implementação projetos pedagógicos.


Texto: Camila Santana – Ascom/Seduc/PMJ

Fotos: Ícaro Alexandro – Ascom/PMJ

Para ler a matéria na íntegra acesse nosso link na pagina principal do Instagram. www: professsortaciano medrado.com  e  Ajude a aumentar a nossa comunidade.

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios serão excluídos sem prévio aviso.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem