MIDR debate planos de desenvolvimento das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste

 


Os Ministérios da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) e do Planejamento e Orçamento (MP) promovem, desta quarta-feira (3) até a sexta (5), oficinas de planejamento dos Planos Regionais de Desenvolvimento das Regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, consideradas prioritárias pela Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR).


Com foco na redução das desigualdades econômicas e sociais entre as regiões ou dentro delas, os planos foram produzidos pelas Superintendências do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), da Amazônia (Sudam) e do Centro-Oeste (Sudeco), instituições vinculadas ao MIDR. Nos três dias de evento, os documentos serão discutidos com representantes de mais de 20 Ministérios do Governo Federal. A intenção é traçar ações estratégicas e alinhar os planos regionais com o Plano Plurianual (PPA), que estará em vigor de 2024 a 2027.


“Estamos satisfeitos com o processo que vem sendo produzido, de forma colaborativa, com o Ministério do Planejamento e as três superintendências. De fato, teremos um planejamento integrado do Governo Federal, com um olhar muito especial para as regiões prioritárias da PNDR”, destacou a secretária Nacional de Políticas de Desenvolvimento Regional e Territorial do MIDR, Adriana Melo. “Isso mostra um esforço do Governo Federal em alinhar seus instrumentos de planejamento e orçamento com as prioridades definidas para as regiões em questão. As carteiras de projetos e programas territoriais construídos no PPA terão um apontamento regional”, completou.


As Oficinas de Planejamento Regional são espaços de negociação que buscam aproximar as demandas captadas pelas Superintendências junto aos estados de sua área de abrangência, permitindo trazer proposta de projetos para captar recursos e parcerias, com o intuito de criar de oportunidades de desenvolvimento que resultem em crescimento econômico, geração de renda e melhoria da qualidade de vida da população regional. 


“Existe uma recepção muito boa no atual governo para se conduzir políticas e ações transversais entre os ministérios. Isso mostra que estamos todos no esforço colaborativo de construir planos de desenvolvimento cada vez mais aderentes ao que as regiões precisam”, ressaltou a secretária Adriana Melo.


O primeiro dia de oficina teve o planejamento do Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste (PRDNE) como foco. “A expectativa é a melhor possível, porque acabamos integrando a superintendência com os demais Ministérios. Acredito que este evento vai proporcionar essa transversalidade, pois estamos falando a mesma linguagem, temos os mesmos anseios”, comentou o superintendente substituto da Sudene, general Marco César de Moraes. “O Nordeste é uma região rica, mas precisa ser trabalhada e acredito que essa integração vai permitir alcançar isso, além de um desenvolvimento includente, sustentável e que melhore a qualidade de vida do povo nordestino”, finalizou.


“O trabalho que tem sido feito pelas superintendências culmina nesta oficina, na qual vamos fazer o alinhamento das ações estratégicas junto aos Ministérios relacionados. Temos uma expectativa muito boa de sair com ações bem pactuadas e planejadas e que os Ministérios vão executar nos próximos anos”, comentou o coordenador-geral de Cooperação e Articulação de Políticas da Sudene, Danilo Campelo. 


Nesta quinta-feira (4), será debatido o Plano Regional de Desenvolvimento da Amazônia (PRDA). Na sexta-feira (5), será a vez do Plano Regional de Desenvolvimento do Centro-Oeste (PRDCO).


Fonte: Brasil 61

 

 


Para ler a matéria na íntegra acesse nosso link na pagina principal do Instagram. www: professsortaciano medrado.com  e  Ajude a aumentar a nossa comunidade.

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios serão excluídos sem prévio aviso.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem