Mais um método de prevenção contra a contaminação pelo vírus HIV é disponibilizado pela Prefeitura de Juazeiro

A Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Saúde de Juazeiro (Sesau), vem reforçando a assistência em saúde oferecida pelo Centro de Informação em ISTs, HIV/Aids e Hepatites Virais (CIDHA) do município. Agora, o CIDHA passou a oferecer mais uma medida preventiva contra o HIV, causador da AIDS, a Profilaxia Pré-exposição (PREP).


A PREP, através da ingestão diária de um comprimido, permite ao organismo estar preparado caso haja contato com o vírus HIV. Funciona pela combinação de dois medicamentos (tenofovir e entricitabina) que bloqueiam alguns caminhos que o vírus usa para infectar o organismo.


“A PREP é indicada para qualquer pessoa em situação de vulnerabilidade para o HIV como pessoas que, frequentemente, não fazem uso de camisinhas, quem faz uso repetitivo da profilaxia pós-exposição, pessoas com histórico repetitivo de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST),  profissionais do sexo ou que fazem uso das relações sexuais como objeto de troca ou os praticante do chamado sexo químico, quando a prática sexual é feita sob o efeito de drogas psicoativas”, listou o gerente do CIDHA, Adeilton Junior.


O gerente ainda destacou que a PREP não dispensa o uso de preservativos, pois a prevenção é apenas contra a contaminação pelo HIV. “Os preservativos são a medida mais eficiente que temos hoje, com uma taxa de proteção de 90% a 95% contra todas as IST`s. A pessoa que faz a PREP também precisa fazer um acompanhamento regular de saúde, além de testagens constantes para HIV e para as infecções sexualmente transmissíveis”, completou.


CIDHA


O Centro de Informação em ISTs, HIV/Aids e Hepatites Virais (CIDHA) funciona no Centro de Saúde III, na orla, no bairro Angari, das 8h às 17h.


Lançamento da PREP


A PREP no município de Juazeiro foi lançada na manhã desta quinta-feira (25), durante a programação do “Maio da Diversidade” promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (Sedes).

 

Texto: Marcela Cavalcanti - Ascom Sesau

Fotos: Ícaro Alexandre

 


Para ler a matéria na íntegra acesse nosso link na pagina principal do Instagram. www: professsortaciano medrado.com  e  Ajude a aumentar a nossa comunidade.

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios serão excluídos sem prévio aviso.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem