Guarda-Vidas da Prefeitura de Juazeiro faz alerta para evitar afogamentos no Rio São Francisco

O banho no Rio São Francisco é uma prática comum entre os ribeirinhos, mas também muito desejado por turistas que visitam Juazeiro. Mas o frescor do banho no rio precisa andar junto de muito cuidado para evitar afogamentos. Os guarda-vidas da Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes (Seculte) destacam as orientações que os banhistas devem seguir para ter a segurança na água.


Somente no turno da manhã do último domingo (14), a equipe de guarda-vidas da Prefeitura de Juazeiro conseguiu salvar quatro vítimas de princípio de afogamento na Prainha da Marinha, na Orla II da cidade. “Temos um trabalho preventivo na Orla II. Nós instruímos os banhistas sobre os locais de risco e o que fazer em caso de princípio de afogamento”, explicou o coordenador do Guarda-vidas de Juazeiro, Eriel Henrique.


Orientações


Entre os principais fatores que levam ao risco de afogamento está a imprudência da população, com o uso abusivo de bebida alcoólica, por exemplo. “É importante que os banhistas não se distanciem da margem. Busquem ficar próximo do Guarda-Vida para acionar uma urgência. Não há necessidade de ir para o meio do rio, mesmo que saiba nadar. A equipe de salva vidas tem um lema “água no umbigo, sinal de perigo”. Esse lema significa que quando a água passa da região do umbigo para cima, a pessoa passa a perder o tato das pernas. O seu corpo começa a ficar leve e caso a correnteza esteja forte a pessoa pode ser arrastada. Além disso, é preciso reduzir ou até evitar o uso de bebida alcoólica e reforçar o cuidado com as crianças”, explicou Eriel.

 

Texto: Amanda Franco- Ascom Seculte PMJ

Para ler a matéria na íntegra acesse nosso link na pagina principal do Instagram. www: professsortaciano medrado.com  e  Ajude a aumentar a nossa comunidade.

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios serão excluídos sem prévio aviso.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem