A
Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Educação e Juventude (Seduc),
participou nesta quinta-feira (11), de uma programação virtual, no maior evento
de educação e tecnologia da América Latina, Bett Educar. Convidada para ser
representada na ocasião, como referência de excelência de práticas pedagógicas
interdisciplinares no uso de tecnologias, a gestão Suzanna Ramos, foi destaque
na apresentação do Projeto Minecraft Educacional, realizado por meio da
parceria Microsoft/Ministério da Educação (MEC), e que tem como objetivo
promover o engajamento dos estudantes nas aulas, através do game.
Bett Educar
O evento iniciou nesta terça-feira (9) e segue até sexta-feira (12), acontece
em São Paulo e reúne os maiores nomes da esfera educacional brasileira. Este
ano, serão mais de 30 mil visitantes, 270 expositores e mais de 6 países
marcando presença por lá. Alexsandro Vaz, que é pedagogo, analista de sistemas,
e atua na equipe de Assessoria Tecnológica, integrada na Superintendência
Administrativa e Financeira da Seduc, participou do evento representando o
município de Juazeiro.
“A Bett Educar é um evento prestigiado, que reúne profissionais do setor
educacional para discutir as tendências e inovações na área de tecnologia
educacional. Minha participação consistiu na apresentação do Projeto Minecraft
Educacional, iniciativa pioneira que tem sido desenvolvida de forma piloto, na
Escola Municipal Estação do Saber José Carlos Tanuri, e que é assistida por uma
empresa paulista, chamada Alert Informática, representante da Microsoft no
Brasil. O convite para participar da edição 2023 da Bett Educar surgiu a partir
do reconhecimento do Projeto Minecraft como um ‘case’ de sucesso, entendendo
que Juazeiro corresponde a um campo efetivo de trabalhos tecnológicos
assertivos”, explicou Alexsandro.
Minecraft Educacional
“O Projeto Minecraft Educacional é baseado em três pilares, o primeiro
corresponde ao uso da tecnologia enquanto ferramenta pedagógica, viabilizando
que a Educação se desenvolva conectada com o futuro. Paralelo a tecnologia,
estão as metodologias ativas, que correspondem a um conjunto de produção de
saber, onde o estudante é considerado o protagonista da construção de
conhecimento. E o terceiro e último pilar, é a educação contextualizada,
considerada um princípio de resistência e de identidade local, que desenvolve
as criações representadas por meio da realidade territorial, ou seja,
considerando todas as especificidades do nordeste, do semiárido, e de
Juazeiro”, complementou Alexsandro.
Para o secretário de Educação e Juventude, Wank Medrado, o uso da tecnologia
nas escolas é um passo essencial para a construção de uma educação antenada com
os avanços tecnológicos, cada vez mais presentes no dia a dia. “A implementação
da tecnologia nas escolas é de extrema importância para envolver os alunos, que
já são conectados, e que cada vez mais aderem a iniciativas de tecnologia. A
proposta do Minecraft Educacional é extraordinária e conversa com as práticas
pedagógicas que já incentivamos na rede municipal. Iremos realizar estudos de
viabilidade técnica e estrutural para implementação em mais escolas de nosso
município”, explicou o gestor da pasta.
Texto: Camila Santana – Ascom/Seduc/PMJ
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