EVENTO: TJBA promove seminário Personalidade da Independência na sexta (12)

Em homenagem ao Bicentenário da Independência do Brasil, celebrado em 07 de setembro de 2023, a Comissão Permanente de Memória do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), em parceria com a Universidade Corporativa (Unicorp), promove o seminário "Personalidades da Independência: os protagonistas da liberdade", na sexta-feira (12).


Contando com oito palestras temáticas, o evento acontece das 8h às 18h30, no Auditório Desembargadora Olny Silva, localizado na sede do TJBA, no Centro Administrativo da Bahia (CAB).  


Estão convidados a participar magistrados e servidores do Poder Judiciário, integrantes da sociedade civil e profissionais das áreas envolvidas com o tema. As inscrições estão abertas até quarta-feira (10), às 14h, por meio do Sistema de Educação Corporativa (Siec).  


Às 8h40, terá início a Mesa de Abertura do seminário, com o Presidente do TJBA, Desembargador Nilson Soares Castelo Branco; o recém-empossado Presidente da Comissão de Memória, Desembargador Cássio Miranda; e o Diretor-Geral da Unicorp, Desembargador Mário Albiani Júnior. Na ocasião, os Hinos Nacional e da Bahia serão apresentados pela 1ª Vice-Presidente do TJBA, Desembargadora Gardênia Pereira Duarte.   


Ao final das palestras, o Desembargador Jatahy Júnior, Corregedor das Comarcas do Interior, realizará a entrega de livros históricos, que foram encontrados nas unidades sob sua gestão, à Comissão Permanente de Memória para serem expostos ao público geral no Fórum Ruy Barbosa. 


Será possível acompanhar o evento on-line, no canal do Poder Judiciário da Bahia no Youtube.  


  "Esse seminário é o resultado de um trabalho de equipe", enfatiza o Desembargador Cássio Miranda. O Magistrado explica que a Comissão decidiu promover o evento neste mês como uma homenagem, também, à 10 de maio, Dia da Memória do Poder Judiciário, data instituída pela Resolução nº 316/2020, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). 


Sobre a programação do seminário, o Desembargador Cássio Miranda destaca a importância das palestras voltadas para as figuras femininas da Independência. "É curioso observar que ao longo da história, por força do patriarcalismo e do machismo da historiografia oficial, as mulheres eram colocadas em segundo plano, quando, em verdade, elas sempre foram protagonistas". 


Os temas a serem abordados nas Mesas do evento incluem: "A contribuição dos Índios e Negros na independência do Brasil", "Aspectos Gerais da Independência do Brasil na Bahia", "Maria Quitéria de Jesus e a sua atuação nas batalhas pela independência política do Brasil na Bahia (1822-1823)", "João das Botas: um guerreiro português no mar da Baía", "Joana Angélica: heroína da independência do Brasil", "Os líderes militares no processo de independência da Bahia", "A participação singular de Maria Felipa na luta pela independência do Brasil em Itaparica" e "A participação dos Desembargadores na Independência".  


Com informações da Ascom TJBA

Para ler a matéria na íntegra acesse nosso link na pagina principal do Instagram. www: professsortaciano medrado.com  e  Ajude a aumentar a nossa comunidade.

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios serão excluídos sem prévio aviso.


Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem