Estudantes da rede estadual de ensino participam da 1ª Conferência Livre de Saúde


Estudantes da rede estadual de ensino participaram, nesta segunda-feira (15), da 1ª Conferência Livre de Saúde na Escola, com o objetivo de avaliar e enumerar propostas que possam contribuir para o fortalecimento da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde (PNEPS). Com o tema “Pensar a saúde na escola – amanhã será um novo dia”, o evento se deu a partir da iniciativa do Conselho Estadual de Saúde (CES) e contou com a parceria da Secretaria da Educação do Estado (SEC), por meio do Colégio Estadual Thales de Azevedo, localizado no bairro do Costa Azul, onde a conferência foi realizada de forma híbrida  - presencial e on-line, pelo Canal de Youtube do CES -,  das 9 às 16h.


Presente na abertura da conferência, a secretária de Educação do Estado da Bahia, Adélia Pinheiro, destacou que abordar a questão da saúde é fundamental na escola e que realizar o evento dentro de uma unidade escolar, com transmissão para a rede, é uma iniciativa simbólica. “São sinais que mostram que a democracia é construída e exercida desde cedo e a escola é o melhor local para que isso ocorra”, avaliou, ao complementar que "uma rede escolar capaz de eleger líderes juvenis escolares, líderes territoriais e ainda desenvolver, preparar e implantar grêmio, em uma construção democrática, também é capaz de fazer uma bela, importante e marcante primeira Conferência Livre de Saúde na escola, na nossa Bahia”.


Para o presidente do Conselho Estadual de Saúde (CES), Marcos Sampaio, a conferência é uma oportunidade de demonstrar aos estudantes o quanto é importante esse processo democrático, tendo eles como protagonistas. São os alunos que vão eleger os primeiros delegados jovens para defender suas propostas a serem incluídas no Plano Plurianual Participativo (PPA) e no Plano Estadual de Saúde para os próximos quatro anos de gestão. “Eles poderão listar suas prioridades, pensando na escola como um ambiente saudável. As propostas que forem debatidas e escolhidas aqui por eles serão levadas para as etapas estadual e nacional da Conferência Livre de Saúde”, esclarece.


Vítor Queiroz, presidente da Associação Baiana Estudantil Secundarista (ABES), avaliou a iniciativa como fundamental, destacando a presença e a ligação da gestora da pasta da Educação, Adélia Pinheiro, com a área da Saúde, pois a mesma é médica de formação e já foi seretária de Saúde do Estado da Bahia. “Acredito que essa iniciativa trará bons frutos. Com a juventude inserida no debate, poderemos construir juntos as políticas públicas, definindo propostas e ações para serem aplicadas no dia a dia da escola".


Sobre as Conferências de Saúde - De acordo com a Lei n° 8.142, de 28 de dezembro de 1990, as conferências de Saúde são uma instância colegiada que deverão se reunir a cada quatro anos, contando com a representação dos segmentos sociais, no intuito de avaliar a situação da saúde e propor diretrizes para a formulação da política de Saúde nos níveis correspondentes.


Ascom/SEC/Ba

Para ler a matéria na íntegra acesse nosso link na pagina principal do Instagram. www: professsortaciano medrado.com  e  Ajude a aumentar a nossa comunidade.

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios serão excluídos sem prévio aviso.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem