ESPECIAL : Clube de Regatas Vasco da Gama - celeiro de grandes goleiros. Confira!

Pelé e Andrada - foto internet

Por: Taciano Medrado 
Vascaíno desde 1970

Como amante do futebol e torcedor do Vasco da Gama no Rio de Janeiro sempre acreditei que um time para ter sucesso ter que começar por um grande goleiro. E o Vasco sempre levou isso a sério.


Lance do milésimo gol de Pelé feito de pênalti no goleiro Andrada - foto internet


ANOS 1969 a 1975 – ANDRADA


O Clube de Regatas Vasco da Gama sempre foi um celeiro de excelente guarda meta a começar pelo argentino Andrada o goleiro que por um triz não impediu o milésimo gol de Pelé de pênalti no jogo Santos e Vasco no   dia 19 de novembro de 1969 . O jogo foi disputado no Maracanã, contra com vitória do Santos por 2 a 1.

 

Mazaropi pega pênalti de Zico na finla da Taça Guanabara de 1974

ANOS 70 – MAZARROPI


De lá pra cá, o time Cruzmaltino teve outros grandes goleiros, a exemplo de Mazarropi que foi o goleiro que mais tempo ficou sem tomar gols. Entre 1977 e 1978, época em que defendia o Vasco da Gama, Mazaropi ficou 20 partidas sem ver suas próprias redes balançar. Apesar da baixa estatura para os padrões de goleiro, 1,74cm, o Mineirinho da cidade de Além Paraíba virava um gigante debaixo da baliza do gol.


ANOS 80/90 – ACÁCIO


Ex-goleiro do Vasco da Gama e da seleção brasileira, nos anos 80 e 90, hoje é treinador de goleiros e auxiliar técnico. … Foi reserva de Taffarel, junto com o flamenguista Zé Carlos, na Copa do Mundo de 90, na Itália.

 


ANOS 90  - CARLOS GERMANO


Outro grande goleiro que fez nome no Vasco foi Carlos Germano que foi revelado pelo Vasco da Gama, esteve no time profissional do clube de 1990 a 1999, tendo atuações destacadas no Campeonato Brasileiro de 1997, quando o clube cruzmaltino conquistou o tricampeonato e o jogador foi eleito o melhor goleiro da competição.

 


ANO 2000 HELTON


Helton Silva de Arruda, conhecido apenas como Helton, foi um dos grandes goleiros do Vasco da Gama na década de 2000. Cria da Colina Helton apareceu no elenco cruzmaltino com a dura missão de substituir um dos grandes ídolos da história do clube, Carlos Germano.


O arqueiro chegou em São Januário ainda em 1994, ingressando as categorias de base do clube após uma passagem pelo São Cristóvão. Ele foi promovido ao time titular apenas no ano de 2000, em um momento delicado na equipe em relação à posição de goleiro. Carlos Germano tinha problemas contratuais com o clube, e acabou acertando com o Santos no mesmo ano.


Como titular do cruzmaltino, Helton foi vice-campeão mundial, mas seu bom desempenho o consagrou como o sucessor de Carlos Germano no Gigante da Colina. Seu primeiro título com o Vasco foi a Taça Rio em 99. Em 2000, venceu a Taça Guanabara, além das Copas João Havelange e Mercosul. Na sua última temporada pelo clube, conquistou a Taça Rio de 2001.


Enquanto vestiu a camisa do Vasco, Helton chegou a ser convocado para disputar os Jogos Olímpicos de 2000. Em 2002, ele deixou o cruzmaltino rumo ao futebol europeu, para defender o União de Leiria, de Portugal. Em 2005, Helton assinou com o Porto, onde se tornou ídolo.

 


ANO 2010 – FERNANDO PRAZ  


No Brasileirão de 2012, o goleiro vascaíno Fernando Prass ficou 748 minutos sem levar gols, sendo um dos goleiros do Vasco da Gama que mais tempo permaneceu sem tomar gol na história do Campeonato Brasileiro de Futebol Masculino.




MARTIN SILVA

Em dezembro de 2013, foi anunciado como reforço do Vasco da Gama. Após problemas na sua regularização, estreou na 3ª rodada do Campeonato Carioca, quando o Vasco goleou o Friburguense por 6-0 em São Januário.


Foi o goleiro menos vazado do campeonato estadual, sendo eleito o melhor goleiro da competição, ajudando o Vasco a chegar ao vice-campeonato.


Em julho, o Vasco lançou uma camisa especial com as cores do Uruguai, homenageando o ídolo da torcida Cruzmaltina que representou o clube quando disputou a Copa do Mundo de 2014, algo que não acontecia com o clube desde 1998, quando Carlos Germano disputou o Mundial na França. Além disso foi o jogador escolhido para entrar em campo com a camisa 116, em homenagem ao aniversário do clube, comemorado em agosto. ( Fonte: Aminoapps)

 

 


ANO 2020 – LEO JARDIM


Léo Jardim foi contratado pelo Vasco sob a sombra da desconfiança por parte dos torcedores. Hoje, os vascaínos "fazem fila" para pedir desculpas ao goleiro pelas duras críticas. Mesmo sofrendo gols em todas as rodadas, até então, o camisa 1 acumula atuações irretocáveis no Brasileirão.

 

A vitória sobre o Atlético-MG também deve ser creditada na conta de Léo Jardim. Contra o Palmeiras, o duelo foi completamente aberto e qualquer um poderia ter vencido. Mas se o Alviverde não virou a partida, foi graças ao goleiro.

Por outro lado, o Vasco perdeu para o Bahia na terceira rodada. No entanto, Léo Jardim não teve culpa no gol que sofreu. Inclusive, não permitiu que o Cruz-Maltino fosse goleado em São Januário. Isso porque o adversário teve diversas chances claras para ampliar o placar.

 

Contra o Fluminense, mais uma vez Léo Jardim foi o maior destaque do Vasco e o grande personagem da partida. Ao todo, o goleiro fez oito defesas, sendo que quatro delas difíceis. Em termos percentuais foram 89% das bolas defendidas.

 

Estes dados traduzem um pouco do que foi o clássico e, de fato, seria justo o Fluminense "ganhar com folga", como apontou o técnico Fernando Diniz. Mas não venceu e também foi por causa de Léo Jardim, que fechou o gol.


Fonte: site soumaisvasco.com

Para ler a matéria na íntegra acesse nosso link na pagina principal do Instagram. www: professsortaciano medrado.com  e  Ajude a aumentar a nossa comunidade.

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios serão excluídos sem prévio aviso.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem