ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS AMERICANAS : Trump é o favorito para indicação republicana . Veja demais pré-candidatos

 

Ex-presidente dos Estados UnidosDonald TrumpPicture: Getty Images)


O ex-presidente dos Estados UnidosDonald Trump, 76 anos, permanece como o favorito na indicação do Partido Republicano para ser o candidato da legenda à presidência em 2024. As prévias do partido devem ser realizadas no 1º semestre de 2024. A data oficial ainda não foi informada. Quem vencer deve enfrentar o presidente Joe Biden nas eleições marcadas para novembro do próximo ano. 


Trump, que anunciou sua pré-candidatura em 28 de janeiro, lidera as pesquisas sobre as primárias republicanas. Segundo levantamento do agregador de pesquisa norte-americano FiveThirtyEight, o republicano cresceu 6,4 pontos percentuais desde 19 de março. Há 2 meses, Trump aparecia com 45,6% das intenções de voto. Em 3 de maio, ficou com 52%. 


O levantamento indica somente as médias das pesquisas de intenções de votos de Trump, Ron DeSantisNikki Haley e Mike Pence. Isso porque, segundo o agregador, os outros candidatos mal pontuaram nas pesquisas e possuem dados de votação insuficientes.


DeSantis aparece em 2º lugar nas intenções de voto. No entanto, ele está 29 pontos percentuais atrás de Trump. Em 19 março, o governador da Flórida registrou 29,3% das intenções. Já em 3 de maio, ficou com 22,9% –uma queda de 6,4 pontos percentuais. Pence e Haley têm tido consecutivas pontuações baixas: de 6,4% a 3,8%. 

Os resultados indicam que as acusações e os processos contra o ex-presidente não afetaram tanto o seu favoritismo. Em 4 de abril, Trump se declarou inocente de 34 acusações realizadas contra ele pelo Tribunal Criminal de Manhattan, em Nova York. O caso envolve ao pagamento de US$ 130 mil à ex-atriz Stormy Daniels para que, em troca, ela não divulgasse um caso extraconjugal entre os 2.


Além do caso de suborno, o republicano enfrenta 3 processos criminais e 4 civis na Justiça norte-americana. Parte deles estão relacionados a invasão do Capitólio. Também são referentes às tentativas do ex-presidente de anular as eleições de 2020, que elegeu Joe Biden como presidente. 


Trump enfrenta ainda um julgamento sobre as acusações de estupro e difamação realizadas pela jornalista e colunista Elizabeth Jean Carroll.


CANDIDATOS REPUBLICANOS


Estima-se que 9 republicanos disputarão as prévias. Entre eles, 6 já anunciaram suas pré-candidaturas. Além de Trump, os candidatos são: 


A ex-governadora do Estado da Carolina do Sul, Nikki HaleyReprodução/Facebook Nikki Haley – 30.abr.2023


Nikki Haley – 51 anos, ex-governadora do Estado da Carolina do Sul e ex-embaixadora dos EUA na ONU (Organização das Nações Unidas). 


O apresentador de rádio, Larry Elder - Gage Skidmore/Flickr – 17.jul.2016

Larry Elder – 71 anos, advogado, comentarista e apresentador de rádio. Ele concorreu para o cargo de governador da Califórnia em 2021, mas perdeu a disputa. 


O ex-governador do Estado de Arkansas, Asa Hutchinson (centro)Reprodução/Facebook Governor Asa Hutchinson – 8.dez.2022

Asa Hutchinson – 71 anos, ex-governador do Estado de Arkansas. O advogado e empresário foi o promotor federal mais jovem do país durante o governo de Ronald Reagan.


O empresário Perry Johnson - Reprodução/Facebook Perry Johnson – 3.mai.2023

Perry Johnson – 75 anos, o empresário concorreu ao cargo de governador de Michigan em 2022, mas foi desqualificado pelo Departamento Eleitoral do Estado por falsificar assinaturas de indicação.


O empresário Vivek Ramaswamy - Reprodução/Facebook Vivek Ramaswamy – 22.abr.2023

Vivek Ramaswamy – 37 anos, empresário e ex-CEO da biofarmacêutica Roivant Sciences. Ele nunca ocupou um cargo eletivo. 


Outros 3 não anunciaram suas pré-candidaturas, mas são cotados para participarem das prévias republicanas. São eles: aviso.


O governador da Flórida, Ron DeSantis - Reprodução/Facebook Governor Ron DeSantis – 17.mar.2023


Ron DeSantis – 44 anos, o governador da Flórida é considerado o principal adversário de Trump. Recentemente, o republicano ganhou destaque na imprensa norte-americana por problemas com a Disney


O ex-vice-presidente dos EUA, Mike Pence - D. Myles Cullen/Official White House Photo – 28.jan.2020


Mike Pence – 63 anos, foi o vice-presidente dos EUA no governo de Trump, mas a relação com o republicano foi abalada depois da invasão ao Capitólio, em 6 de janeiro de 2021.


O senador da Carolina do Sul, Tim Scott - Reprodução/Facebook Tim Scott – 7.abr.2023

Tim Scott – 57 anos, senador da Carolina do Sul. É o único republicano negro no Senado dos EUA.  


Com informações do Poder 360




Para ler a matéria na íntegra acesse nosso link na pagina principal do Instagram. www: professsortaciano medrado.com  e  Ajude a aumentar a nossa comunidade.

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios serão excluídos sem prévio

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem