ECONOMÊS: Entenda a linguagem da Economia



Por: Taciano Gustavo Medrado Sobrinho
Professor de Engenharia Economia /Análise de Investimentos/Economia

 

Nesse momento em que a economia do pais se encontra instável face as políticas públicas do atual governo, as atenções estão todas voltadas para essa área crítica e apesar da população ouvir falar em alguns conceitos econômicos para uma parcela muitos não sabem, verdadeiramente, do se trata.


Vamos iniciar esse artigo conhecendo o que é economês?


Economês é uma palavra criada para se referir a linguagem do mundo econômico e financeiro.


Para leigos e iniciantes, a linguagem utilizada para abordar determinados assuntos pode soar bastante inacessível.


Assim, ao entender melhor a linguagem econômica, a pessoa torna-se mais capaz de se aprofundar na área.


O economês, como destacado anteriormente, abrange tanto a linguagem derivada da literatura econômica quanto a linguagem utilizada no mundo financeiro cotidianamente.


Diante desse cenário a nossa equipe traz para os nosso(a)s leitore(a)s alguns desses conceitos importantes e que afetam as vidas da população. 


TAXA BÁSICA DE JUROS


A taxa Selic é a referência para os demais juros da economia. Trata-se da taxa média cobrada em negociações com títulos emitidos pelo Tesouro Nacional, registradas diariamente no Selic (Sistema Especial de Liquidação e de Custódia)


TAXA REAL DE JUROS


Considera uma taxa nominal, a Selic, por exemplo, descontada a inflação


TAXA REAL EX-ANTE


Calculada olhando para a frente (taxa esperada), com base nas projeções para juros e inflação. É a mais relevante para a política monetária, pois influencia decisões futuras de investimento e consumo


TAXA REAL EX-POST 


Calculada olhando para trás (taxa verificada), com base nos juros e inflação nos últimos 12 meses, por exemplo. Serve para avaliar um investimento já realizado


TAXA NEUTRA OU TAXA DE JUROS ESTRUTURAL


Aquela que mantém a inflação na meta e o crescimento do PIB igual ao seu potencial. Só pode ser obtida a partir de estimativas.


TAXA DE JUROS REAL EFETIVA


Diferença entre a taxa real e a taxa neutra. Quando a taxa de juros real efetiva está positiva (taxa real acima da neutra), a política monetária é contracionista: contém a atividade econômica e contribui para a redução da inflação. Se for negativa (taxa real abaixo da neutra), ela impulsiona a atividade econômica e contribui para o aumento da inflação


COPOM (COMITÊ DE POLÍTICA MONETÁRIA)


Órgão do Banco Central, formado pelo seu presidente e diretores, que define, a cada 45 dias, a taxa básica de juros da economia, a Selic


IPCA (Ìndice Preço ao Consumidor Amplo)


Indicador medido pelo IBGE que serve como meta de inflação. A meta é definida pelo Conselho Monetário Nacional, órgão que tem a participação do BC, do ministro da Fazenda ou Economia e de outros membros da equipe econômica. A meta para 2023 é de 3,25%, com limite de 4,75%. Para 2024 e 2025, a meta prevista é de 3%, com limite de 4,5%


POLÍTICA MONETÁRIA

Medidas adotadas pela autoridade monetária para buscar efeitos de curto prazo na economia.


POLÍTICA CAMBIAL


Instrumento de política em relações comerciais entre os países.


PROTECIONISMO


Estratégia econômica de impor dificuldade a entrada de produtos estrangeiros no mercado doméstico, na tentativa de incentivar a indústria local.


PROVISÃO


Soma destinada pela empresa à cobertura de um encardo, perda virtual, futura ou eventual.


RECESSÃO


Redução do fluxo de produção em determinado período.


RENDA PER CAPITA


Medido no Brasil como PIB per capita. Indicador usado para medir nível de renda de um país em relação ao total de sua população.


INFLAÇÃO


É o aumento geral dos preços dos bens e serviços e é medida através de diversos índices de preços.


Esse aumento dos preços reduz o poder de compra do consumidor, considerando que a sua renda se manteve constante ou teve um aumento inferior aos preços dos bens e serviços.


SELIC


É a taxa básica de juros do mercado brasileiro. È definida pelo COPOM


Fonte: Empreender dinheiro

 

 

 

Para ler a matéria na íntegra acesse nosso link na pagina principal do Instagram. www: professsortaciano medrado.com  e  Ajude a aumentar a nossa comunidade.

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios serão excluídos sem prévio aviso.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem