CURRAL ELEITORAL : Fragilizado no Congresso, Lula lança projeto com apelo popular na BA

Foto captura de tela - JP News

Depois de terminar, em 5 de maio, a semana com 2 derrotas na Câmara dos Deputados –PL das fake news adiado e trechos do marco do saneamento derrubados-, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) irá a Salvador (BA) na próxima 5ª feira lançar a plataforma de contribuições ao PPA (Plano Plurianual) participativo, numa tentativa de se aproximar de entidades populares e movimentos sociais.


A Bahia foi o 2º Estado brasileiro em que Lula obteve maior votação nas eleições de 2022, com 72,11%. O PPA é uma das 3 leis orçamentárias do Brasil e estabelece diretrizes, objetivos e metas do orçamento público federal de 4 em 4 anos.


Em 2023, ele será elaborado com apoio aberto da população. As contribuições para o PPA serão debatidas em 2 fóruns nacionais e em plenárias estaduais realizadas em cada uma das 27 unidades da federação.


O secretário Geral da Presidência e coordenador do PPA, Márcio Macêdo (PT), explicou nesta 2º feira (8.mai) que foram elencadas 21 ações para o orçamento a partir do que foi prometido em campanha e do que foi verificado como necessidade em setores estratégicos.


FRAGILIDADE NO CONGRESSO


A respeito da fragilização do governo no Congresso, exposta com a aprovação de projeto para sustar decretos presidenciais sobre a universalização do saneamento básico, o ministro disse que não entende a situação como uma derrota.


“Isso faz parte da vida democrática do país”. No entanto, defendeu que há coisas a serem ajustadas. “Tem que ter mais velocidade nas nomeações e tem que ter uma discussão do cumprimento do acordo na sua plenitude, que foi feito no momento de aprovar a PEC da transição”. Sua fala está em total alinhamento à do ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha (PT), dadas nesta 2ª feira (8.mai).


Esta reportagem foi escrita pela estagiária de jornalismo Gabriela Boechat sob a supervisão da editora-assistente Kelly Hekally. 


Para ler a matéria na íntegra acesse nosso link na pagina principal do Instagram. www: professsortaciano medrado.com  e  Ajude a aumentar a nossa comunidade.

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios serão excluídos sem prévio aviso.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem