13ª Semana do Bebê: profissionais de atendimento social de Juazeiro participam de formação especializada em casos de violência sexual infantil

Profissionais que trabalham nos dispositivos de assistência social de juazeiro participaram nesta terça-feira (16) de um momento de formação sobre escuta especializada nos atendimentos a crianças vítimas de violência sexual. A formação realizada pela Prefeitura de Juazeiro, na UniFTC, integra a programação da 13ª Semana do Bebê.


De acordo com a diretora de proteção Especial da Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (Sedes), Sandra Faustino, o momento é de extrema importância para o atendimento especializado com o público infantil. “A finalidade desse momento é capacitar os profissionais, especialmente quem trabalha com criança e adolescente, para uma escuta especializada”, disse Sandra Faustino.


No local estavam profissionais de diversos tipos de equipamentos de atendimentos sociais como Centro POP, Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS). A coordenadora do CREAS de Juazeiro, Luanna Cavalcanti, participou do evento e destacou a qualificação das discussões. “No CRAS a gente oferta o serviço de escuta especializada para crianças e adolescentes vítimas de abuso sexual. Essa formação é de extrema importância uma vez que os nossos técnicos precisam estar capacitados, atualizados para ofertar o serviço com qualidade, uma vez que as crianças e adolescentes que passam por este tipo de violência precisam ser acolhidas e precisamos evitar a revitimização delas”, destacou Luana.


A palestra foi realizada pela Coordenação dos cursos de Psicologia e Direito da UNINASSAU Petrolina, Misael Carlos do Nascimento Neto e Lucas de Carvalho dos Santos, respectivamente.


13ª Semana do Bebê


A 13ª Semana do Bebê tem como tema “Desafios e Potencialidades para uma Primeira Infância Saudável”. Durante toda a semana está acontecendo uma programação completa nos CRAS, nas escolas e nas UBSs. O evento é realizado de 13 a 19 de maio e envolve as Secretarias de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (Sedes), de Saúde (Sesau), e de Educação e Juventude (Seduc). “Entendemos a importância de estarmos alinhados e que essa rede esteja se articulando cada vez mais para que a gente consiga estar protegendo as crianças nessa faixa etária e acaba integrando com a programação do 18 de Maio que o município já vem desenvolvendo”, destacou a coordenadora da Semana do Bebê, Anne Azevedo.


Texto: Amanda Franco – Ascom Sedes PMJ

Fotos: Ícaro Alexandre

Para ler a matéria na íntegra acesse nosso link na pagina principal do Instagram. www: professsortaciano medrado.com  e  Ajude a aumentar a nossa comunidade.

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios serão excluídos sem prévio aviso.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem