VIDA & SAÚDE: Sintomas do câncer no intestino: como identificar a doença

 

Sintomas de câncer no intestino© Shutterstock

Os sintomas do câncer no intestino e de outras doenças oncológicas despertam cada vez mais a curiosidade das pessoas. Afinal, condições dessa natureza costumam oferecer graves riscos para a saúde. No entanto, o método mais eficiente de evitar complicações é através de prevenção e diagnóstico precoce.


Entenda o câncer no intestino


O cirurgião do aparelho digestivo e especialista em coloproctologia, Dr. Rodrigo Barbosa, explica que o câncer de intestino atinge o intestino grosso ou o reto. De acordo com o médico, tem maior propensão à doença as pessoas com registro do tumor na família, as que possuem hábitos de vida pouco saudáveis e homens e mulheres acima de 45 anos.


Prevenção


Para manter esse tipo de tumor bem longe, o médico recomenda evitar o tabagismo e o uso de bebidas alcoólicas, praticar atividade física, ter uma alimentação rica em fibras e evitar alimentos ultraprocessados e açúcares. Além disso, é importante fazer o rastreamento de doenças mesmo sem sintomas.


Diagnóstico precoce


Segundo o Ministério da Saúde, o diagnóstico precoce pode ser feito por meio da investigação com exames clínicos, laboratoriais, endoscópicos ou radiológicos, de pessoas com sinais e sintomas sugestivos da doença. Além disso, pessoas sem sinais ou sintomas , mas pertencentes a grupos de risco também devem realizar os exames para rastrear o tumor. 


O rastreamento dos tumores de cólon e reto (colorretal) pode ser realizado através de dois exames principais: pesquisa de sangue oculto nas fezes e endoscopias (colonoscopia ou retossigmoidoscopias). 


Sintomas do câncer no intestino


Ainda de acordo com o Ministério da Saúde, os sinais que comumente indicam câncer de intestino são:


Sangramento nas fezes;


Massa (tumoração) abdominal;


Dor abdominal;


Perda de peso e anemia;


Mudança de hábito intestinal.


O Dr. Rodrigo ressalta que, ao perceber qualquer um desses sintomas, é necessário procurar ajuda médica imediatamente. Quando diagnosticado precocemente, há até 95% de chance de cura.


Fonte: Saúde em dia



Para ler a matéria na íntegra acesse nosso link na pagina principal do Instagram. www: professsortaciano medrado.com  e  Ajude a aumentar a nossa comunidade.

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios serão excluídos sem prévio aviso.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem