Prefeitura de Juazeiro realiza mutirão para combate ao Aedes Aegypti neste sábado em Pinhões

 


O trabalho de combate ao mosquito Aedes Aegypti, realizado pela Prefeitura Municipal, segue intenso em Juazeiro. Neste sábado (15), os Agentes de Combate às Endemias, da Secretaria de Saúde (Sesau) realizarão no distrito de Pinhões, zona rural do município, um mutirão. Cerca de 30 agentes irão realizar busca ativa dos focos do mosquito na área.


A proposta é que cerca de 800 imóveis entre residências, pontos comerciais e terrenos baldios, sejam visitados pelos agentes. “Fazemos um trabalho contínuo de busca por focos do mosquito transmissor de doenças como dengue, Zika e chikungunya, na sede e interior do município. Pedimos que a população de Pinhões receba as nossas equipes, abram as portas para que possamos, juntos, fortalecer a luta de combate ao Aedes aegypti”, destacou o supervisor do Núcleo de Endemias da Sesau, Diego Alves.


O mutirão iniciará às 8h e segue durante toda a manhã. Atualmente, Juazeiro é considerado médio risco para transmissão das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti. Além do trabalho de fiscalização, os agentes de endemias realizam uma tarefa educativa junto à população.


Cuidados no dia a dia


O supervisor lembra ainda que diariamente as pessoas podem fazer a varredura em locais que podem servir de foco para o mosquito. “É preciso ficar atento aos seus quintais, pois o mosquito pode aproveitar, inclusive, os ralos com pouca quantidade de água. Às vezes, o foco do Aedes está onde menos esperamos”, destacou Diego.


Entre os cuidados para combate ao mosquito estão: colocar areia nos pratos de plantas, recolher e acondicionar o lixo do quintal, limpar as calhas, cobrir piscinas, tapar os ralos e baixar as tampas dos vasos sanitários, limpar a bandeja externa da geladeira, limpar e guardar as vasilhas dos bichos de estimação, limpar a bandeja coletora de água do ar-condicionado.


Dengue Zap

 

A população pode enviar mensagens com possíveis focos do mosquito para o ‘Dengue Zap’ pelo número (74) 98827-9832. O ‘Dengue Zap’ é um canal eficiente entre os moradores e o Núcleo de Endemias. Ele funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.


Ascom/Sesau/PMJ



Para ler a matéria na íntegra acesse nosso link na pagina principal do Instagram. www: professsortaciano medrado.com  e  Ajude a aumentar a nossa comunidade.

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios serão excluídos sem prévio aviso.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem