Prefeitura de Juazeiro promove formação para secretários escolares da rede municipal de ensino

Com o objetivo de buscar o aprimoramento nas atividades cotidianas de secretários escolares da rede municipal de ensino, a Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Juventude (Seduc), promoveu nesta terça-feira (25), no auditório da Escola Estação do Saber José Carlos Tanuri, a primeira formação dos secretários escolares do ano letivo de 2023. A iniciativa que integra o calendário escolar do município e contribui para o desenvolvimento, tanto do profissional, quanto do serviço disponibilizado nas escolas, teve como tema: ‘Atendimento Humanizado: Vencendo desafios’ e reuniu cerca de 140 profissionais.


Na ocasião, a superintende de Gestão Escolar, Programas e Projetos da Seduc, Maria Alexandrina Araújo, deu boas-vindas aos profissionais com um momento de acolhimento dinâmico, interativo e reflexivo, incentivando o exercício de competências colaborativas, habilidades emocionais, criatividade, e capacidade de enfrentamento para desafios reais.  Dando prosseguimento às ações, Carmiária Macário, administradora e pós graduada em Marketing e Docência, ministrou uma palestra formativa abordando estratégias de atendimento humanizado e enfrentamento de desafios no exercício do secretariado escolar.


“Esse momento é um chamamento para a tomada de decisões humanizadas. A proposta inicial é estimular uma reflexão acerca dos comportamentos e posturas adotados na rotina de trabalho, trazendo como referência a parábola do machado, que para funcionar de forma efetiva, precisa sempre ser afiado. E esse é exatamente o propósito da formação, oferecer os instrumentos adequados para a prática de um serviço de excelência, além de provocar uma avaliação sobre imperfeições e virtudes, convidando os profissionais para reavaliar os aspectos que necessitam ser melhorados, a partir da capacitação aqui ofertada”, explicou Carmiária Macário.


O secretário escolar da Emei e Escola Municipal de Prefeito Aprígio Duarte, Elias Thiago Reis de Castro, falou sobre a importância da iniciativa. “Esse momento de formação é muito importante para nossa categoria, pois oportuniza nosso crescimento profissional, estreita os vínculos entre os colegas, e contribui para a oferta de um serviço de qualidade no relacionamento com a comunidade escolar”, disse Elias.


Elisângela Soares, secretária escolar da rede municipal de ensino desde o ano de 2005, e atualmente, colaboradora da Escola Municipal de Tempo Integral Caic Misael Aguilar, comentou sobre as contribuições que o momento formativo proporcionou. “Nós realizamos o atendimento direto com os pais dos alunos, somos nós que recebemos e prestamos o primeiro atendimentos às famílias na escola, e poder participar das ações de formação que a Secretaria de Educação oferece, contribui demais para que a gente possa desenvolver nossas funções com mais qualificação e acima tudo, com a compreensão, manter um relacionamento humanizado na prestação de nossas atribuições”, pontuou Elisângela.


A coordenadora do setor de inspeção da Seduc, Hilzemira Mendes, destacou o papel de relevância dos secretários escolares para o ensino municipal”. Esses profissionais são de grande importância para a educação, pois eles fazem parte de toda rede de relacionamento das escolas, desde o atendimento direto às famílias, até a administração escolar junto a equipe gestora. Pensando nisso, entendemos os momentos de formação como indispensável para esses colaboradores do ensino, que estreitam os vínculos de confiança entre escola e família e regulamentam a vida escolar dos estudantes”, finalizou Hilzemira.


Texto alterado pela Ascom/Seduc/PMJ as 13:06h
Fotos: Pedro Ângelo – Ascom/Seduc/PMJ

Para ler a matéria na íntegra acesse nosso link na pagina principal do Instagram. www: professsortaciano medrado.com  e  Ajude a aumentar a nossa comunidade.

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios serão excluídos sem prévio aviso.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem