Prefeitura de Juazeiro encerra ciclo de palestras e treinamentos sobre assédio moral no ambiente de trabalho para os servidores municipais


A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Gestão de Pessoas (Segesp), encerrou nesta quarta-feira (12), no auditório da Escola de Gestão Pública (Egesp), um importante ciclo de palestras e treinamentos voltados para o combate ao assédio moral no ambiente de trabalho, direcionado aos servidores municipais. O objetivo foi conscientizar e prevenir situações de assédio moral nas diversas áreas da administração pública.


Durante o ciclo de palestras, ministradas pela advogada Letícia Silveira, especialista em Direito do Trabalho, os servidores foram orientados sobre as formas de assédio moral, os impactos negativos na saúde do trabalhador e as medidas legais para enfrentar essa prática. Também foram apresentadas formas de denúncia e apoio psicológico disponíveis na instituição.


“Temos que fomentar a ideia do assédio moral, trazendo isso para os colabores da instituição. Ao longo das palestras as pessoas foram muito participativas e curiosas. Acredito que a partir de agora, todos estarão mais conscientes sobre a questão do assédio moral, que pode se manifestar de diversas formas, como a violência psicológica. Muitas vezes, a própria vítima demora a perceber que está sofrendo assédio moral. No início, os sinais podem ser questionamentos sobre o que está acontecendo e um certo incômodo. Com o tempo, isso pode se refletir no corpo, causando falta de vontade para trabalhar e mal-estar", afirmou Letícia Silveira.


O secretário de Gestão de Pessoas (Segesp), Luciano Lustosa, apresentou um balanço positivo para os servidores que participaram do evento. "Muitas situações foram esclarecidas durante a apresentação. Agradecemos a participação de todos e esse é um tema que sempre vamos abordar para garantir que os servidores tenham conhecimento das situações jurídicas que ocorrem no dia a dia da administração pública, assim como outros temas relevantes", afirmou Luciano Lustosa.



Ao longo do ciclo de palestras, os servidores puderam tirar dúvidas e compartilhar experiências, fortalecendo a cultura de respeito e valorização no ambiente de trabalho. A iniciativa reforça o compromisso da Gestão Suzana Ramos em promover um ambiente seguro e saudável para todos os servidores municipais.


Carmiária Macário, assessora do Gabinete da prefeita Suzana Ramos, ressaltou a importância da informação na construção de um ambiente de trabalho saudável e respeitoso. "Comunicação é essencial, pois muitas vezes erramos por falta de informação. Quando entendemos o real significado das coisas, diminuímos os erros e aumentamos os acertos. Vivemos em um ambiente com muitas pessoas, e é crucial saber como lidar com elas. Por isso, é fundamental que os servidores estejam conscientes de seus direitos e saibam como denunciar situações de assédio caso sejam vítimas ou testemunhem esses comportamentos", enfatizou.



Servidores beneficiados


No período de 29 de março a 12 de abril foram realizadas seis palestras. Participaram servidores das secretarias de Gestão de Pessoas (Segesp), Secretaria de Administração (Sead), Secretaria de Finanças (Sefin), Secretaria da Fazenda (Sefaz), Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (Semaurb), Companhia de Segurança, Trânsito e Transporte (CSTT), Secretaria de Serviços Públicos (Sesp), Guarda Civil Municipal (GCM), Secretaria de Saúde (Sesau), Agência de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária (Adeap), Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (Sedes), Secretaria de Obras e Desenvolvimento Urbano (Sedur), Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes (Seculte), Companhia de Serviço de Água e Saneamento Ambiental de Juazeiro (SAAE), Autarquia Municipal de Abastecimento (AMA), Secretaria de Governo (Segov) e Secretaria de Comunicação (Secom).


Ascom PMJ

Fotos: Luan Medrado - Ascom PMJ

 


Para ler a matéria na íntegra acesse nosso link na pagina principal do Instagram. www: professsortaciano medrado.com  e  Ajude a aumentar a nossa comunidade.

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios serão excluídos sem prévio aviso.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem