Núcleo de Tecnologia Municipal de Juazeiro realiza formação interdisciplinar sobre programas tecnológicos inovadores da rede municipal de ensino



Por meio de um conjunto de ações, a Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Educação e Juventude (Seduc), junto ao Núcleo de Tecnologia Municipal (NTM), tem promovido diversos ciclos formativos para garantir o uso efetivo da tecnologia na Educação. Nesta quarta-feira (19), professores da rede municipal de ensino, das disciplinas de história, matemática, ciências e robótica, participaram de um encontro interdisciplinar, na Escola de Formação de Educadores Parlim (Efep), para dialogar sobre metodologias ativas com foco em programas tecnológicos.


Na ocasião, o articulador de Educação Tecnológica, Marcos José Chagas Souza, falou sobre o propósito da iniciativa. “Nós realizamos essa formação com o objetivo de compartilhar informações sobre a atuação interdisciplinar no uso do programa Explorum, disponível para os Anos Finais da rede municipal de ensino, além de mostrar as possibilidades de trabalhar com o recurso de mural eletrônico, sendo possível demonstrar os trabalhos que serão desenvolvidos nas escolas, no segmento de aprendizagens baseadas na criação de projetos tecnológicos”, comentou Marcos.


De acordo com o coordenador geral do NTM, Reginaldo Medrado, mais de 40 unidades de ensino do município utilizam o programa Explorum, e a Educação já tem articulado a ampliação desse número. “O programa Explorum corresponde ao manuseio da programação, baseada nos princípios da robótica, e consiste na combinação de componentes eletrônicos, materiais reaproveitáveis e programação, para solucionar de forma criativa, problemas do dia a dia. O Explorum promove a articulação dos diferentes objetos de conhecimento dentro da prática pedagógica de ensino, atuando a partir de um eixo interdisciplinar, que dispõe de uma metodologia que admite a função social da escola como espaço de desenvolvimento de múltiplas atividades”, explicou Reginaldo.


O NTM


O Núcleo de Tecnologia Municipal (NTM) de Juazeiro é um órgão vinculado à Secretaria de Educação e Juventude (Seduc) e que também possui um eixo educacional, colaborando com a formação de profissionais que atuam na educação municipal, em áreas voltadas para a inovação tecnológica. O Núcleo auxilia no desenvolvimento de diversas ações que impactam diretamente na inserção da tecnologia de forma pedagógica em sala de aula, como na construção do novo currículo escolar, inclusive, estruturando o componente curricular “Robótica”, inovador na rede municipal de ensino de Juazeiro, assim como conceitos como a “gamificação”, metodologia que utiliza a estratégia de jogos em atividades do dia a dia.


Robótica


O componente curricular “Robótica”, projeto inédito na rede municipal de ensino de Juazeiro, tem previsão de ampliação para aplicação em mais escolas de tempo integral da rede, e o NTM, em conjunto com a Superintendência de Ensino da Seduc, está revisando os documentos estruturantes da disciplina, para contemplar novos públicos. O processo de estruturação prevê aprovação dos documentos na Câmara de Vereadores de Juazeiro e a oferta de formações continuadas específicas sobre a á

 

Ascom/Seduc/PMJ


Fotos: Pedro Ângelo -  Ascom/PMJ

 


Para ler a matéria na íntegra acesse nosso link na pagina principal do Instagram. www: professsortaciano medrado.com  e  Ajude a aumentar a nossa comunidade.

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios serão excluídos sem prévio aviso.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem