NOTÍCIAS INTERNACIONAIS: Sanções impostas pelos EUA ameaçam dólar, diz Janet Yellen

foto reprodução - captura de tela 

A secretária do Tesouro dos Estados UnidosJanet Yellen, afirmou à emissora norte-americana CNN neste domingo (16.abr.2023) que as sanções impostas pelo país, principalmente os controles de exportação sobre a Rússia, apresentam um risco para hegemonia do dólar enquanto principal moeda de troca internacional. 


Para ela, há riscos “muito sérios” ao estabelecer sanções financeiras que estão atreladas ao dólar. “Com o tempo, a ação pode minar a hegemonia da moeda americana, mas essa é uma ferramenta que procuramos usar criteriosamente quando tempos o apoio de nossos aliados”, afirmou.


Yellen disse reconhecer que países afetados pelas medidas buscam outras opções ao dólar, no entanto, negou ter identificado atualmente outra nação com “infraestrutura institucional equivalente aos EUA para internacionalizar a sua própria moeda”.


Segundo a secretária, a sanção econômica usando a moeda é uma ferramenta “muito eficaz”, o que cria um “desejo” por parte de países como China, Rússia e Irã de procurarem outras alternativas para o comércio global.


“Mas o dólar é usado de forma global, porque não é fácil encontrar outra alternativa com as mesmas propriedades do dólar”, disse.


Na avaliação de Yellen, o Tesouro norte-americano é o mais ativo, seguro e líquido, reforçando a ideia de o mercado financeiro dos EUA é sólido e fornece segurança jurídica a quem investe. Afirmou, ainda, que os itens são “fundamentais” para o desenvolvimento de outra moeda de transação internacional.


Fonte: Poder 360

Para ler a matéria na íntegra acesse nosso link na pagina principal do Instagram. www: professsortaciano medrado.com  e  Ajude a aumentar a nossa comunidade.

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios serão excluídos sem prévio aviso.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem