MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE : Prefeitura de Juazeiro exalta a força da caatinga, o único bioma exclusivamente brasileiro


Nesta sexta-feira, 28 de abril, é comemorado o Dia da Caatinga, um bioma exclusivamente brasileiro que abrange cerca de 11% do território nacional. A Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (Semaurb) ressalta a importância da data, que foi criada para conscientizar sobre a necessidade de preservação desse ecossistema. Embora o Nordeste apresente a maior concentração desse bioma, muitas pessoas ainda acreditam que a caatinga é apenas um lugar com cactos e solo árido. Em Juazeiro, região do Vale do São Francisco, existem diversas personalidades que valorizam a força e a beleza da caatinga.



Entre essas personalidades estão Dona Ovídia, líder do grupo de Samba de Veio do Rodeadouro, Ledo Ivo, um talentoso artista plástico, Manuca Almeida, um poeta de grande expressão, William Soares, um excepcional contador de histórias, e Maviael Melo, um músico, poeta e produtor cultural. Além dessas personalidades, a região oferece atrações naturais impressionantes, como as Cachoeiras do Salitre, as belezas do Rio São Francisco e uma fauna e flora com uma biodiversidade rica e única.



“A Caatinga é um bioma que apresenta uma grande diversidade de espécies vegetais e animais, muitas delas endêmicas, ou seja, que só existem nessa região. Além disso, é um importante recurso para as populações locais, que utilizam seus recursos naturais para a subsistência, como a madeira, a caça e a pesca. A preservação da Caatinga é fundamental para a manutenção do equilíbrio ambiental do bioma e para a qualidade de vida das populações que dependem de seus recursos naturais”, disse o diretor de Educação Ambiental e Proteção Animal no município, Alexandre Batista de Lima.



A data comemorativa (28/04) foi criada em 2003 em homenagem a João Vasconcelos Sobrinho, pesquisador pioneiro em estudos ambientais. O clima na Caatinga é tropical semiárido, com temperaturas elevadas e longos períodos de seca. A vegetação predominante é rasteira, com arbustos, e as árvores com galhos retorcidos, formando uma vasta floresta acinzentada, são características da região. A paisagem ganha cor e muda um pouco quando chove.


Texto: Gabriel Filliph – Ascom/PMJ

Para ler a matéria na íntegra acesse nosso link na pagina principal do Instagram. www: professsortaciano medrado.com  e  Ajude a aumentar a nossa comunidade.

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios serão excluídos sem prévio aviso.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem