MEC abre 5 mil vagas em curso gratuito totalmente online (EAD) com certificado sobre Mentoria de Diretores Escolares

Foram abertas mais 5 mil vagas no curso gratuito totalmente online de Aperfeiçoamento Mentoria de Diretores Escolares. A carga horária é de 180 horas e será ofertado certificado gratuito aos que terminarem os estudos no prazo e tiverem um bom aproveitamento.


Ementa


Sala 1: Mentoria de diretores: escuta ativa e a cultura colaborativa


Definição e metodologia da mentoria de diretores. Seleção e formação de diretores. Desenvolvimento da cultura colaborativa. Atenção às diferenças. Escuta Ativa.


Sala 2: Bases técnicas e teóricas na mentoria de diretores


Trocas inspiradoras profissionais. Narrativas pessoais e profissionais. Registro documental reflexivo. Aprendizagem de feedback escrito. Diagnóstico da escola. Identificação dos principais desafios.


Sala 3: Saberes dos diretores e a cultura colaborativa


Aprender a ser humano. Desejo de saber. Produção de sentido. Informações, saberes e conhecimentos. Balanço dos saberes dos diretores. Cultura colaborativa. Práticas escolares democráticas. Perspectiva do projeto de si e do projeto de vida.


Sala 4: Comunicação e as relações interpessoais


Escuta ativa nas relações. Ferramentas de diálogos. Conversas difíceis. Bases do feedback oral. Comunicação não violenta. Ciclo das estações. Desafios da escola. Plano na mentoria. Perfis dos profissionais da escola.


Sala 5: As figuras do aprender de diretores e a Escola-Outra

Projetos de uma Escola-Outra. Relação com o saber. Produção de sentidos de duas escolas municipais paulistas (Ensino Fundamental e Educação Infantil). As figuras do aprender dos educadores e estudantes.


Sala 6: Projeto Político Pedagógico e a mentoria de diretores


Elaboração do Projeto Político Pedagógico. Processo democrático e participativo. Etapas do PPP na mentoria. Diagnóstico da escola. Levantamento dos desafios. Hipóteses de soluções. Plano na mentoria (PNM) de diretores.


Sala 7: Liderança do diretor de escola


Habilidades profissionais do líder. Incentivo ao trabalho colaborativo. O gestor como líder das relações interpessoais na escola. Liderança educacional compartilhada e distribuída. Visão estratégica e atuação integrada. Gerenciamento de riscos e gestão das contingências


Sala 8: Gestão financeira e a infraestrutura da escola


Recursos públicos disponíveis na e para escola. Trabalhos colaborativos e participativos. Transparência e ética no uso do dinheiro público. Prestações de contas. PDDE Interativo. Democratização do acesso à informação.


Sala 9: Avaliação Educacional e a Gestão escolar


Três modalidades de avaliação. Avaliação do ensino e aprendizagem. Avaliação institucional. Avaliação externa. Processo contínuo, cumulativo e sistemático. O caráter diagnóstico e prognóstico da avaliação.


Sala 10: Violências escolares e sociais: o desafio das relações cotidianas


Compreensão dos tipos de violências. Violências intraescolar e extraescolar. Processo de invisibilização das violências na escola. Conflitos escolares. Ciclos de violências. Sujeitos no ciclo da violência. Mediação de conflitos. Sofrimento emocional.


Inscrições para o curso gratuito de Mentoria de Diretores Escolares


Podem se inscrever pessoas de todo o Brasil, visto que o curso virtual gratuito é totalmente a distância. As inscrições poderão ser feitas pelo site https://avamec.mec.gov.br/#/instituicao/seb/curso/15458/informacoes e as vagas serão preenchidas por ordem de inscrição.


O tempo mínimo para finalizar o curso gratuito totalmente online de Aperfeiçoamento Mentoria de Diretores Escolares e receber o certificado é de 90 dias e o prazo máximo é de 365 dias. Só receberão o certificado as pessoas que completarem todas as atividades e tiverem um bom aproveitamento.


O post MEC abre 5 mil vagas em curso gratuito totalmente online com certificado sobre Mentoria de Diretores Escolares apareceu primeiro em Hora Brasil.


Para ler a matéria na íntegra acesse nosso link na pagina principal do Instagram. www: professsortaciano medrado.com  e  Ajude a aumentar a nossa comunidade.

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios serão excluídos sem prévio aviso.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem