Educação municipal de Juazeiro realiza programação do ‘Dia D do Projeto Político Pedagógico’ com ações de sensibilização para valorização da cultura da paz



Com proposta de sensibilização para o desenvolvimento de iniciativas que valorizam e preservam a cultura de paz, nesta quinta-feira (20), a Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Educação e Juventude (Seduc), realizou o ‘Dia D do Projeto Político Pedagógico (PPP)’ da rede municipal de ensino. Como parte do cronograma de atividades do calendário escolar, a programação consiste na reelaboração do Projeto Político Pedagógico (PPPs) das escolas municipais, mobilizando a comunidade escolar para identificar quais serão as principais mudanças no projeto diante da proposta do Documento Curricular e, consequentemente, da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).


Trajando vestimentas na cor branca em alusão a cultura da paz, alunos das escolas municipais de todas as etapas do ensino, foram recebidos com atividades lúdicas, recreativas e acolhedoras. A ocasião também contou com a presença de familiares dos estudantes, profissionais das forças de segurança e equipe da superintendência de Gestão Escolar, Programas e Projetos da Seduc. A Seduc tem apoiado as escolas no desenvolvimento de iniciativas que promovam a paz e os bons hábitos de convivência nas unidades de ensino, considerando a autonomia das escolas na promoção dessas iniciativas.


A superintendente de Gestão Escolar, Programas e Projetos da Seduc, Maria Alexandrina Araújo, falou sobre a iniciativa no município. “Em razão dos recentes ataques ocorridos em outros estados da federação e supostas ameaças que colocaram a rotina de pais, alunos e profissionais da educação em alerta, este ano a programação do ‘Dia do PPP’ contou com uma série de atividades a partir de um planejamento estratégico, de valorização da cultura de paz.  Nossa programação pedagógica segue normalmente, construindo mecanismos de combate à violência através do incentivo a paz”, explicou Alexandrina.


A EMEI Pastor Manoel Marques articulou um momento de acolhimento envolvendo atividades com os alunos e pais, para que pudessem se sentir seguros dentro do ambiente escolar. “O momento é de tensão, mas a gente não pode permitir que esse medo tome conta. A gente tá realizando atividades do PPP nas escolas, já voltado para uma roupagem de cultura da paz, pra que alunos e pais possam voltar a ter tranquilidade. Hoje o objetivo maior é resgatar a confiança deles no nosso ambiente”, pontuou a gestora Josefa Lima.


Dentro da programação de atividades, alunos e pais expressaram através de desenhos, qual a escola dos desejos. Num segundo momento, foi a dinâmica de expor as expectativas no mural, dentro da Árvore dos Desejos.


“Eu gosto muito daqui. O meu papai pintou o Brasil, eu desenhei a escavadeira, abacaxi, a banana, a maçã, a melancia e meu carrinho. Gosto muito de fruta”, disse o pequeno Gabriel Araújo.


Francimar Nogueira, mãe do Pedro Miguel, destacou a importância do acolhimento da Escola e a interação com outros pais. “Pra mim é uma experiência única, achei bastante interessante, até porque meu filho é autista e aqui a gente viu a inclusão, onde todos estão participando. Gostei, muito bom mesmo, é um momento que dá pra interagir com os outros e com nossos filhos, gostei muito”, disse Francimar.


Nas Escolas Municipais Presidente Tancredo Neves e Dom Avelar Brandão Vilela, as atividades foram por sala, com dinâmicas de desenho, colagem, questionários, painel e músicas.


PPPs


A proposta de reelaboração dos PPPs é uma iniciativa da União dos Dirigentes Municipais da Educação da Bahia (Undime-BA) e além da entidade, o Itaú Social, a Universidade Federal do Estado da Bahia (UFBA) e União dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME) também integram a coordenação do programa formativo que orienta as escolas sobre a reelaboração dos documentos norteadores das unidades de ensino baianas.

Para ler a matéria na íntegra acesse nosso link na pagina principal do Instagram. www: professsortaciano medrado.com  e  Ajude a aumentar a nossa comunidade.

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios serão excluídos sem prévio aviso.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem