CLIMATEMPO: Semana com chuva do centro ao norte do país. Aponta Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Foto  crédito Tacilla Medrado


A primeira semana de abril será marcada por chuvas concentradas do centro ao norte do país. O calor e a umidade favorecem a instabilidade do tempo e a influência da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) continua mantendo os volumes de chuva nas faixas norte e nordeste do país. A previsão é do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). 


Andreia Ramos, meteorologista do Inmet, explica que também haverá chuva ao longo da semana em toda a faixa litorânea das áreas alongadas de baixa pressão, que favorecem a instabilidade e proporcionam chuvas de uma forma mais localizada. 


“Já no centro-sul do país ainda temos muita chuva para acontecer. Lembrando que a gente ainda está no outono, que é uma estação de transição, então isso significa que ele ainda tem aquela característica de verão com umidade e temperaturas que favorecem pancadas de chuvas principalmente na parte da tarde”, completa.


A meteorologista afirma que na região Sudeste as chuvas ficam localizadas mais na parte oeste de Minas Gerais, mas também chove no sul e na capital Belo Horizonte. “Em relação ao Espírito Santo e Rio de Janeiro, também temos chuvas em forma de pancadas com trovoadas e rajadas de vento ao longo semana. Principalmente a partir da quarta-feira”. 


Andreia aponta que, devido a uma massa de ar frio no Sul e no Sudeste, haverá um declínio de temperatura durante a semana. 


De acordo com nota publicada pelo Inmet, nas áreas produtoras do Ceará, Rio Grande do Norte e Paraíba, os níveis de água do solo poderão ficar em níveis satisfatórios. Entretanto, em áreas centrais da Bahia, Sergipe, Alagoas, mesmo que ocorram chuvas dentro da média, o armazenamento de água no solo poderá continuar baixo e impactar negativamente as culturas na região.



Fonte: Brasil 61


Para ler a matéria na íntegra acesse nosso link na pagina principal do Instagram. www: professsortaciano medrado.com  e  Ajude a aumentar a nossa comunidade.

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios serão excluídos sem prévio aviso.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem