Ações diversificadas marcam comemoração do Dia da Educação nas Escolas da rede municipal de Juazeiro

 


O Dia da Educação é comemorado em 28 de abril. A data surgiu no ano 2000, devido ao Fórum Mundial da Educação, realizado em Dakar, no Senegal, entre 26 e 28 de abril daquele ano. Durante o evento, 180 países, incluindo o Brasil, firmaram o compromisso de levar a educação básica e secundária a todas as crianças e jovens do mundo.


Para celebrar a data, a Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Educação e Juventude (Seduc), promoveu ações diversificadas nas escolas na manhã desta sexta-feira (28), com apresentações teatrais, dança, grupo de capoeira, música e contação de histórias.


Na escola Estação do Saber José Carlos Tanuri, a gestão vem trabalhando em 2023 o projeto “Viajando na Estação eu giro mundo e construo saberes”, com o recorte para a África. Para a data de hoje, Dia da Educação, a programação foi variada e contou com a participação dos alunos e de convidados, onde, em meio aos versos, aconteciam as apresentações.


No primeiro momento, os alunos apreciaram o ‘Palavra cantada’, com as músicas África e a Tartaruga e o Lobo, nas belas vozes dos professores Robson de Matos e Elizângela Moura. Em seguida, a professora Suzana Almeida compartilhou seus poderes mágicos em transformar letras e sílabas em histórias, contando “As aventuras de Raoni na Passagem do Juazeiro”. A história é de autoria das professoras Gerlane Fernandes, Paula Cristina e Suzana Almeida.


A programação seguiu com a roda de capoeira, com o grupo Pequeno Juazeiro, e, para finalizar, com muita criatividade os alunos apresentaram o poema “O lamento de um Rio”, citações de Paulo Freire e música da África, apresentação teatral “Escolas que são gaiolas, escolas que são asas”, além de coral e dança.


De acordo com Virna Sarissa, gestora da Escola, o objetivo das apresentações foi enfatizar a importância da educação. “Nesse dia que é especial, é preciso enfatizar, ratificar a importância da educação. A educação que é familiar, que também tem um papel muito importante dentro da escola e que é da comunidade também. Através das apresentações, conseguimos de maneira muito lúdica mostrar aos nossos alunos o poder transformador e mágico que a educação tem”, pontuou Virna.


A Escola Municipal Professora Maria de Lourdes Duarte, escolheu a data para iniciar o projeto ‘Viajando na leitura’, que tem o objetivo de desenvolver nos alunos, a leitura prazerosa e lúdica. Para Leide Patrícia Santana, gestora da unidade, o momento foi enriquecedor e buscou trabalhar a imaginação das crianças. “A gente escolheu esse dia, que é o Dia da Educação, para iniciar o nosso projeto, que é viajando na leitura. Começamos com o nosso piquenique literário, vamos ter outras ações, como a maleta viajante, produções de poesias, e também a parada pedagógica, que está inclusa em nosso projeto de leitura. Tudo isso com apresentações de todas as turmas. Convidamos as crianças para virem fantasiadas, para entrarem na brincadeira, na imaginação dos contos e eles vieram em massa. Está lindo”, afirmou.


“Como hoje é o Dia Mundial da Educação e a gente enquanto gestão municipal preza por uma educação de qualidade, precisamos oportunizar a essas crianças, esse momento que a leitura oferece, que é o momento de magia e de prazer. O nosso objetivo é desenvolver a leitura de uma maneira lúdica e prazerosa, e os alunos adoram, é um momento mágico”, disse Roneide Gomes, coordenadora da Escola.


Buscando resgatar a inclusão dos pais no contexto escolar, a proposta da Emei Pastor Manoel Marques foi convidar as famílias a participarem das atividades desenvolvidas na escola. Segundo Josefa Cristina, gestora da Emei, o primeiro passo foi dado com o dia D do Projeto Político Pedagógico (PPP), onde os pais participaram dos trabalhos propostos pela escola.


“Esse ano a gente deu uma nova roupagem e o projeto vai se estender. O projeto literário 2023 vai ser lançado hoje, 28 de abril e segue até o mês de outubro, na semana da criança. Vamos alinhar o projeto Sítio do Picapau Amarelo, onde iremos desenvolver atividades de leitura e escrita, com os alunos da pré-escola, usando a temática do sítio, os personagens e a ambiência. A gente já detectou que os alunos não conhecem o mundo do Sítio do Picapau Amarelo e a gente usa essa temática, porque os pais vivenciaram. A intenção é proporcionar para eles esse mundo, que é mágico, diferente. O objetivo maior é apresentar para eles esse mundo encantado, juntamente com as famílias. Daí a proposta de inserir as famílias no contexto escolar, com cada atividade que a gente venha a desenvolver no dia a dia”, destacou a gestora Josefa Cristina.


Texto: Milena Pacheco – Ascom Seduc/PMJ
Fotos: Pedro Ângelo – Ascom/PMJ


Para ler a matéria na íntegra acesse nosso link na pagina principal do Instagram. www: professsortaciano medrado.com  e  Ajude a aumentar a nossa comunidade.

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios serão excluídos sem prévio aviso.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem