ABRIL AZUL: “Diagnóstico do autismo é realizado de forma multidisciplinar”, destaca fonoaudióloga da Secretaria de Saúde de Juazeiro


O Transtorno do Espectro Autista, popularmente conhecido por TEA, é um distúrbio de neurodesenvolvimento caracterizado por fragilidades comportamentais, comunicativas e sociais. A fonoaudióloga especialista em ABA (Applied Behavior Analysis ou Análise do Comportamento Aplicada) que está como diretora do Centro Regional de Reabilitação, Prevenção e Inclusão Social, da Secretaria de Saúde de Juazeiro (Sesau), Verônica Pesqueira, explica que o diagnóstico é, em sua maior parte, observacional e realizado por equipe multidisciplinar, a partir de características com base nos marcos do desenvolvimento infantil.


De acordo com Verônica Pesqueira, são comportamentos característicos do TEA: dificuldades para interagir e para compreender gestos comunicativos, baixo contato visual, foco excessivo em alguns objetos, brincar não simbólico, sensibilidades sensoriais, não emissão de sons ou repetições de algumas palavras. “Os pais podem acompanhar os marcos de desenvolvimento pelo cartão de vacina da criança. Caso identifiquem alguma alteração, devem procurar a sua UBS para avaliação e direcionamento para o especialista, que é o neuropediatra na Policlínica Municipal. A neuropediatra da Policlínica do município realizará os encaminhamentos necessários para estimulação dos aspectos fragilizados por meio dos atendimentos multidisciplinares”, explicou a fonoaudióloga especialista em ABA.


Atualmente o Cerpris e o Centro de Atenção Psicossocial Infanto-juvenil (Caps IJ) são responsáveis pelo acolhimento de pacientes com TEA. “A neuropediatra direciona de acordo com cada demanda para os serviços ofertados pelo município”, disse Verônica Pesqueira.


Abril Azul


O Abril Azul é dedicado à conscientização do autismo. A campanha mundial de 2023 tem como tema: “Mais informação, menos preconceito”.

 

Ascom Sesau PMJ

Para ler a matéria na íntegra acesse nosso link na pagina principal do Instagram. www: professsortaciano medrado.com  e  Ajude a aumentar a nossa comunidade.

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios serão excluídos sem prévio aviso.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem