TERREMOTO: Tremores atinge Equador, Peru, Chile e México; há ao menos 13 mortos

Equador - fotos redes sociais 

Um terremoto que teve início na tarde deste sábado (18) no Equador atingiu outros três países, deixando ao menos 13 mortos após um abalo de magnitude 6,5. As informações são da folha de São Paulo.


Equador, Peru, Chile e México foram atingidos. O presidente equatoriano, Guillermo Lasso, confirmou 13 mortes e um ferido no país --13 províncias foram afetadas. Ao todo, são mais de 120 feridos somando os quatro países.


O tremor no Equador ocorreu às 12h12 locais (16h12 de Brasília) e teve seu epicentro no município de Balao, a cerca de 140 km do porto de Guayaquil, e a uma profundidade de 44 km. Bombeiros e policiais trabalham para remover destroços e resgatar possíveis vítimas.


O terremoto no Peru teve menos intensidade (cerca de 4,5), atingindo a costa norte e central. Até o momento, não foram notificadas vítimas nem danos significativos. No México, o abalo foi de magnitude 3,3 e notado a 12 km a noroeste do município de Uruapan, às 13h do horário local (16h de Brasília).


No Chile, o terremoto de magnitude 4,6 foi sentido às 17h locais na comuna de Sierra Gorda (mesmo horário de Brasília).


O Instituto Oceanográfico e Antártico da Marinha do Equador afirmou que o tremor "não reúne as condições necessárias para gerar um tsunami" no Pacífico.


O presidente equatoriano disse nas redes sociais que visitou feridos em Machala e depois partiu para Cuenca, um dos locais mais afetados pelo terremoto.


Vítimas no Equador


Na cidade peruana de Tumbes, fronteira com o Equador, uma menina de quatro anos morreu após ser atingida por um tijolo na cabeça, de acordo com informações oficiais. Em Tumbes, o terremoto afetou 46 pessoas e 12 casas, segundo relatório oficial.


"Lá onde está a poça de sangue, estava brincando com minha outra sobrinha e um bloco caiu sobre ela", disse David Alvarado, tio da criança.


A Secretaria de Gestão de Riscos do Equador indicou que em Cuenca, no sul do país, a fachada de uma casa desabou sobre um veículo e deixou uma pessoa morta. Na província de El Oro, três pessoas morreram na queda de uma torre.


"Saí para a rua porque vi as pessoas começando a correr desesperadas, saindo dos carros", contou Magaly Escandón, vendedora de artigos de costura em Cuenca.


O tremor também foi sentido em cidades como Quito, Manabí e Manta, segundo usuários nas redes sociais.


Dois terremotos grandes por ano


A memória do devastador terremoto de 2016 segue no ar no Equador. Com uma magnitude de 7,8, o abalo deixou 673 mortos e destruiu localidades costeiras, com perdas próximas dos US$ 3,3 bilhões.


"É uma magnitude relativamente alta para o que temos no país. Na área do golfo de Guayaquil, temos tido mais ou menos desde 2017 cerca de dois terremotos com magnitude superior a 5,0 por ano", diz Mario Ruiz, diretor do Instituto Geofísico equatoriano.


Para ler a matéria na íntegra acesse nosso link na pagina principal do Instagram. www: professsortaciano medrado.com  e  Ajude a aumentar a nossa comunidade.

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios serão excluídos sem prévio aviso.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem