REPARANDO EQUÍVOCOS : Ministro Alexandre de Moraes (STF) revoga afastamento de Ibaneis Rocha do governo do Distrito Federal

Foto reprodução

Da Redação

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, revogou nesta quarta-feira (15/3) o afastamento do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha.


O governador foi afastado cautelarmente do cargo em 8 de janeiro deste ano por causa dos atos que ocorreram em Brasilia, quando manifestantes invadiram o STF, o Palácio do Planalto e o Congresso Nacional. 


No afastamento, Alexandre disse que houve "omissão" e "conivência" de diversas autoridades da área de segurança e inteligência, incluindo do governador. Policiais militares do DF, subordinados a Ibaneis, não barraram os manifestantes e não fecharam a Esplanada dos Ministérios, a despeito de pedidos feitos por Flávio Dino, ministro da Justiça.


Ao revogar a decisão, Alexandre disse não haver evidências de que Ibaneis estava tentando atrapalhar as investigações sobre os atos bolsonaristas ou destruir provas.


"O momento atual da investigação — após a realização de diversas diligências e laudos — não mais revela a adequação e a necessidade da manutenção da medida, pois não se vislumbra, atualmente, risco de que o retorno à função pública do investigado Ibaneis Rocha possa comprometer a presente investigação ou resultar na reiteração das infrações penais investigadas", diz o ministro na decisão. 


"Não estão mais presentes os requisitos exigidos pelo art. 282 do Código de Processo Penal para a concessão de medidas cautelares, que somente deverão ser aplicadas quando presente a necessidade para aplicação da lei penal, para a investigação ou a instrução criminal e, nos casos expressamente previstos, para evitar a prática de infrações penais e adequação da medida à gravidade do crime", concluiu o ministro.


Pouco antes de ser afastado, o governador do DF responsabilizou o Exército pela invasão. Ele disse que a Força deveria ter "acabado com acampamento" bolsonarista que estava instalado em Brasília, mas "não o fez". Ele exonerou Anderson Torres, então secretário de Segurança Pública. Torres foi preso por ordem de Alexandre no inquérito sobre o 8 de janeiro.


Clique aqui para ler a decisão
Inq 4.923


Com informações da Revista Consultor Jurídico

Para ler a matéria na íntegra acesse nosso link na pagina principal do Instagram. www: professsortaciano medrado.com  e  Ajude a aumentar a nossa comunidade.

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios serão excluídos sem prévio aviso.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem