Projeto de Atenção Integral - Vigilância em Saúde realiza atividade lúdica com crianças indígenas da aldeia Truká em Cabrobó


O Projeto de Atenção Integral- Vigilância em Saúde (PAI-VS), com ênfase nos Povos Truká e Fulni-ô, é uma ramificação do Projeto de Atenção Integral à Saúde Indígena (PAI). O PAI-VS é uma parceria que envolve o Decanato de Extensão da Universidade de Brasília, o Ministério da Saúde, o Fórum de Pró-reitores de extensão das Universidade Públicas Brasileiras e a Federação Nacional dos Farmacêuticos (FENAFAR)


Durante a expedição realizada na terra Indígena Truká em Cabrobó, no Sertão pernambucano, a equipe do Projeto de Atenção Integral - Vigilância em Saúde (PAI-VS), realizou uma atividade de construção de diagnóstico territorial com crianças indígenas da Escola Antônio Cirilo dos Santos. A atividade foi realizada na última sexta-feira (24) e contou com a participação de 32 crianças. 


Com uma dinâmica que estimulou o lúdico, os estudantes indígenas participaram de atividades de educação em saúde e desenharam em cartolinas os elementos que compõem o território, bem como os elementos que representam um desafio para  a comunidade indígena.


Para o professor de medicina da Univasf e coordenador do PAI-VS, Carlos Dornels, é importante incluir as crianças nas discussões sobre saúde pública. A consolidação da Política de Vigilância em saúde e do próprio SUS deve incluir todos os segmentos sociais e estratos populacionais, em um processo democrático, amplo e participativo. Atuar na infância nos parece um caminho acertado", destacou Dornels.


O Projeto de Atenção Integral- Vigilância em Saúde (PAI-VS), com ênfase nos Povos Truká e Fulni-ô, é uma ramificação do Projeto de Atenção Integral à Saúde Indígena (PAI). O PAI-VS é uma parceria que envolve o Decanato de Extensão da Universidade de Brasília, o Ministério da Saúde, o Fórum de Pró-reitores de extensão das Universidade Públicas Brasileiras e a Federação Nacional dos Farmacêuticos (FENAFAR).


Ascom/Adeilton Jr.

Para ler a matéria na íntegra acesse nosso link na pagina principal do Instagram. www: professsortaciano medrado.com  e  Ajude a aumentar a nossa comunidade.

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios serão excluídos sem prévio aviso.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem