Prefeitura de Juazeiro realiza ações em homenagem ao Dia Mundial da Água com projeto ‘Dom nas Ondas do Velho Chico’

 


A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de educação e Juventude (Seduc), em parceria com o Núcleo de Cidadania de Adolescentes (NUCA), Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (Semaurb) e o Serviço de Água e Saneamento Ambiental (SAAE), promoveram na manhã desta quinta-feira (23), atividades pedagógicas dentro da proposta da Parada Pedagógica 2023, voltadas para os alunos do 6º ano do Colégio Municipal Dom Avelar Brandão Vilela. As ações fazem parte do projeto “Dom nas Ondas do Velho Chico”, construído e desenvolvido pela unidade de ensino.

 


“A nossa equipe de docentes, coordenação pedagógica e gestão, decidiu agarrar essa ideia e contextualizar esse processo de intervenção. Pensamos no projeto “Dom nas Ondas do Velho Chico”, como uma ação contínua, com programação para o ano todo, com o intuito de sanar as dificuldades de aprendizagem dos alunos que vão sendo verificadas ao longo do processo. As ações irão acontecer todas às quartas-feiras, com alunos de séries diversas”, destaca Yândria Pereira Mattos, gestora da Escola.

 


De acordo com Greice Kelly, mobilizadora do NUCA, a parceria chegou com a missão de trabalhar a consciência dos alunos sobre a preservação da água. “O Nuca está participando da gincana que faz parte do Selo Unicef. Uma dessas gincanas tem missões, e uma dessas missões é a comemoração ao Dia da Água, que tem por objetivo trabalhar essa consciência nos meninos com relação à água e fazer com que os adolescentes percebam quais são os recursos hídricos no nosso município. Como a escola já estava com essa programação da Parada Pedagógica e o Núcleo também já ia fazer uma ação relacionada ao Dia da Água, resolvemos fazer essa parceria, já que o núcleo desenvolve trabalhos voltados para cidadania e adolescentes, nos unimos ao projeto”, explica a mobilizadora do NUCA, Greice Kelly.

 

As atividades desta quinta-feira contemplaram os alunos com visita ao Serviço de Água e Saneamento Ambiental (SAAE) de Juazeiro, que abriu as portas da Estação de Tratamento de Água para as crianças. Elas foram apresentadas aos diversos equipamentos que compõem a ETA e aprenderam o ciclo que a água faz desde a captação no Rio São Francisco até ficar tratada e própria para o consumo humano.

 

A laboratorista Geisa Dayanne Amorim explicou sobre as 5 etapas que a água passa até chegar à casa: floculação; decantação; filtração; desinfecção, fluoretação, até a distribuição na rede.  Geisa também destacou o trabalho de monitoramento da ETA. “O monitoramento da água é realizado no laboratório, com análises físico-químicas e microbiológicas, durante todo o processo de produção e distribuição para atender a população com qualidade, atendendo os padrões determinados pela Portaria nº 888 de 04/05/2021 do Ministério da Saúde para o Consumo Humano”, afirmou.

 

Os alunos também aprenderam sobre segurança do trabalho e a utilização de equipamentos de proteção individual (EPI’s).

 

Programação na Orla 2


A programação seguiu na Orla 2, com diversas atividades, como rodas de contação de estória sobre as lendas do Velho Chico, roda cultural com varal de poesias e recitação, reprodução do Rio São Francisco pintura em tela, roda de diálogo com os professores de Geografia e História, acerca da história do Rio São Francisco, sua localização e afluentes, atividades interventivas com professores de matemática, atividades dinâmicas como caça-palavra, textos fatiados e plantio de mudas de Ipê, com a equipe da Semaurb.


Durante a ação, a equipe da Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano aproveitou para promover educação ambiental, passar informações sobre a importância de uma cidade mais arborizada.


Ascom/PMJ
Fotos: Pedro Ângelo – Ascom/PMJ


Para ler a matéria na íntegra acesse nosso link na pagina principal do Instagram. www: professsortaciano medrado.com  e  Ajude a aumentar a nossa comunidade.

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios serão excluídos sem prévio aviso.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem