Prefeitura de Juazeiro anuncia programação voltada para conscientização e combate da Tuberculose

A Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau), vai promover, entre os dias 27 e 31 de março, uma série de atividades para a “Semana Municipal de Mobilização e Luta Contra a Tuberculose”. A programação inclui ações educativas para profissionais da assistência primária e busca ativa de pessoas com sintomas.

 

A coordenadora de Vigilância Epidemiológica da Sesau, Paula Teles Vasconcelos, explicou que a tuberculose continua sendo uma das doenças infecciosas mais mortais do mundo. “Apesar de ser uma doença evitável e curável, todos os dias, no mundo, mais de 4 mil pessoas morrem da doença e cerca de 30 mil adoecem, gerando consequências sociais e econômicas. Por isso, a Organização Mundial da Saúde, instituiu o dia 24 de março como o Dia Mundial da Tuberculose, para conscientizar e intensificar os esforços para acabar com essa epidemia global”, comentou.



O setor de Vigilância Epidemiológica organizou uma programação para envolver os profissionais de saúde, agentes públicos e instituições de ensino na perspectiva de reforçar a necessidade de se controlar essa doença em Juazeiro. De 27 a 31 de março, acontecerão atividades educativas nas Unidades de Atenção Básica (UBS´s), reuniões científicas, debates e palestras para atualização dos profissionais sobre a doença. As equipes de agentes de saúde também farão buscas ativas de sintomáticos junto à comunidade.


Sobre a Tuberculose


A tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível, causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis, também conhecida como bacilo de Koch, que afeta, principalmente, os pulmões, mas também pode acometer outros órgãos ou sistemas do corpo.


O sintoma mais comum da tuberculose pulmonar é a tosse seca ou produtiva (com catarro). A tosse também é a principal forma de transmissão da doença que se dá pela eliminação de aerossóis produzidos pela tosse, fala ou espirro de uma pessoa com tuberculose ativa (pulmonar ou laríngea), sem tratamento


Outros sintomas da doença são: tosse por 3 semanas ou mais, febre vespertina, sudorese noturna, emagrecimento, entre outros.

Tratamento em Juazeiro


As pessoas que apresentarem os sintomas devem procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima para passar por avaliação médica. Caso exista a suspeita de tuberculose, o paciente será encaminhado para o Lacen para realizar o teste de baciloscópia do escarro.  A partir da confirmação da infecção, o setor de Vigilância Epidemiológica disponibilizará a medicação na UBS de referência do paciente que deverá procurar a unidade mensalmente para tomar a dose supervisionada do medicamento. A tuberculose tem cura quando o tratamento é realizado de forma adequada e sem interrupção durante seis meses.


 Ascom Sesau

Para ler a matéria na íntegra acesse nosso link na pagina principal do Instagram. www: professsortaciano medrado.com  e  Ajude a aumentar a nossa comunidade.

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios serão excluídos sem prévio aviso.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem