MARÇO LILÁS: Prefeitura de Juazeiro alerta as mulheres sobre prevenção do Câncer do Colo do Útero


A Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau), adere à campanha “Março Lilás” e alerta as juazeirenses sobre os cuidados para prevenção do câncer do colo do útero. O Instituto Nacional de Câncer (INCA), estima que, somente em 2022, foram 16.710 casos novos da doença no Brasil


Também conhecido como câncer cervical, a doença é provocada, principalmente, pela infecção por alguns tipos do Papilomavírus Humano (HPV). O vírus é sexualmente transmissível e pode causar lesões na vagina, colo do útero e ânus. “O desenvolvimento da doença depende do sistema imunológico da mulher. Algumas pacientes têm o vírus, mas não possuem lesões, enquanto outras possuem”, explicou a ginecologista da Policlínica Municipal, Milena Andrade.


A médica ainda esclareceu que a doença não costuma apresentar sintomas e reforçou a importância no exame Papanicolau (preventivo) para detectá-la.  “A maioria das lesões são assintomáticas. Quando aparece algum sintoma, é porque já existe uma evolução grande da doença, por isso a importância do preventivo. Precisamos conscientizar todas as mulheres que iniciaram a atividade sexual a necessidade da realização desse exame para detectar as lesões iniciais que são extremamente tratáveis e curáveis”, disse


Prevenção



O exame preventivo está disponível para as juazeirenses nas Unidades Básicas de Saúde (UBS´s) e na Policlínica Municipal. As pacientes passam pela avaliação médica que solicita o exame.


O Ministério da Saúde oferece vacina contra o HPV para crianças e adolescentes entre 09 a 14 anos. A aplicação é realizada nas UBS´s de segunda a sexta-feira nos horários de 7h às 13h (zona rural) e das 07h30 às 12h / 13h30 às 17h (zona urbana). O esquema é dividido em duas doses, a segunda dose é aplicada 06 meses após a primeira. Os pais devem levar o CPF ou Cartão SUS além da Caderneta de Vacinação do filho.


Ascom Sesau

 

Para ler a matéria na íntegra acesse nosso link na pagina principal do Instagram. www: professsortaciano medrado.com  e  Ajude a aumentar a nossa comunidade.

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios serão excluídos sem prévio aviso.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem