LEGISLATIVO PERNAMBUCANO: Diante de cenário econômico adverso, Antonio Coelho propõe novo modelo de desenvolvimento econômico

 foto: Crédito: Fernando da Hora/Divulgação

O cenário econômico desfavorável e a importância de promover um choque estrutural na economia pernambucana foram temas abordados pelo deputado Antonio Coelho (UB) durante reunião da Comissão de Finanças, Orçamento e Tributação da Assembleia Legislativa de Pernambuco, na manhã desta quarta (8). Afirmando estar esgotado esse modelo de arrecadar cada vez mais impostos para bancar a máquina pública, o parlamentar do União Brasil aproveitou o encontro do colegiado para apresentar contribuições ao secretário da Fazenda, Wilson José de Paula, que participou da reunião para apresentar o relatório de Gestão Fiscal do 3º Quadrimestre.



Membro titular da CFOT, Antonio Coelho ressaltou, na sua fala, a missão da gestão estadual de trabalhar para equilibrar as contas públicas e aproveitou a ocasião para apresentar sugestões de caminhos futuros possíveis para Pernambuco. O parlamentar defendeu a necessidade de impor uma mudança de postura, adotando práticas que possam contribuir para a uma participação mais ativa do capital privado.



“Gostaria de propor sugestões para esse novo modelo de desenvolvimento econômico do estado. Uma opção é a privatização de ativos estratégicos – a exemplo da Compesa – para que possamos avançar em questões primordiais como o saneamento básico, como já fizeram Rio de Janeiro e Alagoas; ou fazer a concessão de estradas a fim de modernizar a nossa infraestrutura e, assim, levantar mais recursos para serem investidos em áreas sociais tão importantes como saúde, educação e segurança pública”, assinalou o parlamentar.



Em seguida, destacou a importância de reduzir a carga tributária em Pernambuco, considerado um dos piores estados para se fazer negócio no país segundo o Banco Mundial. “A nossa carga tributária é anticompetitiva. Nós testemunhamos, ano após ano, o êxodo de empresas, que saem do polo de goiana para se instalarem na Paraíba ou que desistem da minha querida Petrolina e cruzam a ponte para se instalar em Juazeiro, na Bahia. Precisamos reduzir essa carga para tornar o estado mais atrativo para o capital privado”, sentenciou.



Segundo o deputado, esse modelo arrecadador de impostos, além de esgotado, contribuiu com essa conjuntura econômica adversa em Pernambuco, levando o trabalhador pernambucano a enfrentar uma taxa de desemprego de 13,9%, maior do que a média nacional, e um rendimento médio menor do que o patamar atingido em 2014.



“De lá para cá, nós ficamos mais pobres não só em relação a nós mesmos, mas também em relação ao Brasil. A distância do rendimento médio do trabalhador pernambucano comparada com a média nacional aumentou de 300 para 900 reais, ou seja, 600 reais a menos”, lamentou o deputado. Ele disse, ainda, que a capacidade de investimento do governo estadual é limitada. “Investimos apenas 25% do que gastamos com pessoal e encargos, ou só 12% das despesas correntes. “Portanto, precisamos mudar de paradigma, renovar o cenário econômico pernambucano”, finalizou.

Crédito: Fernando da Hora/Divulgação

Para ler a matéria na íntegra acesse nosso link na pagina principal do Instagram. www: professsortaciano medrado.com  e  Ajude a aumentar a nossa comunidade.

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios serão excluídos sem prévio aviso.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem