Grupo de juízes se mobiliza contra volta ao trabalho presencial

 

Foto reprodução

Um grupo de juízes se mobiliza contra o retorno ao trabalho presencial no Poder Judiciário. Em carta pública assinada pela internet, cerca de 800 deles ameaçam levar a queixa à OEA (Organização dos Estados Americanos) e até orientar a desobediência aos atos administrativos que julgam ilegais. As informações são do Poder 360.


Em novembro de 2022, o CNJ (Conselho Nacional de Justiça) determinou a volta ao regime presencial de magistrados e servidores em 60 dias úteis, em fevereiro deste ano. Em reação, o grupo autodenominado “Respeito à Magistratura” diz estudar levar à Justiça as regras que restringem o trabalho remoto iniciado durante a pandemia de covid-19.


A carta não tem autor declarado, e as assinaturas de juízes estaduais, federais e trabalhistas são mantidas em segredo. A existência do documento — que funciona como um formulário do Google — foi noticiada inicialmente pelo jornal Estado de S. Paulo.


O juiz Farley Roberto Rodrigues de Carvalho, da 71ª Vara do Trabalho de São Paulo, publicou artigo no site Consultor Jurídico em que reconheceu haver “relatos de impossibilidade de atendimento por magistrados e serventias”. Ele disse ainda que o cidadão quer ter seu problema resolvido sem necessariamente estar pessoalmente com o juiz.


“Uma coisa é certa: o cidadão quer seu processo resolvido mais rapidamente e com o menor incômodo. Ele não quer saber quem é e nem estar à frente do(a) juiz(a) presencialmente”, escreveu.


O presidente da Andes (Associação Nacional dos Desembargadores), Marcelo Buhatem, por outro lado, elogiou, em artigo publicado no Poder360 em 19 de fevereiro, a decisão do CNJ pelo retorno dos trabalhos presenciais.


“Agora que há uma quase institucionalização ou imposição dessa prática, soa contraditório integrantes do Judiciário criticarem a imposição do comparecimento, pelo menos, nestes dias da semana”, escreveu Buhatem.


Na carta divulgada pelo grupo contrário ao retorno, os juízes criticam o CNJ por, segundo eles, violar a independência funcional dos magistrados “ao exigir, de forma linear e sem observância das peculiaridades inerentes às mais diversas características de cada jurisdição, uma agenda de comparecimento dos magistrados à unidade jurisdicional”.


Apesar desse movimento dos juízes, 96,02% dos magistrados e 82,77% dos servidores estão trabalhando presencialmente nos tribunais do país.


Os dados são do Painel de Acompanhamento ao Retorno do Trabalho Presencial, criado pela Corregedoria Nacional de Justiça.

Para ler a matéria na íntegra acesse nosso link na pagina principal do Instagram. www: professsortaciano medrado.com  e  Ajude a aumentar a nossa comunidade.

AVISO: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Blog do professor Taciano Medrado. Qualquer reclamação ou reparação é de inteira responsabilidade do comentador. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios serão excluídos sem prévio aviso.

Faça um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem